Para um produto ser livre de crueldade basta que ele não seja testado em animais, mas ele ainda pode conter ingredientes provindos do mesmo em sua composição. Já os produtos veganos são 100% livres de qualquer tipo de contato com os animais.
Produtos veganos são aqueles em que não são utilizadas matérias-primas de origem animal, mas isso não significa que não contenham materiais sintéticos. ... Já os produtos cruelty free não fazem testes em animais, mas podem conter substâncias de origem animal ou sintética — explica.
Ser vegano é viver respeitando os animais. Diante desses conceitos, um vegano pode ser natural, assim como uma pessoa adepta do estilo natural de vida pode ser vegana também. O contrário é verdadeiro: um vegano pode ser não-natural, assim como uma pessoa naturalista pode não ser vegana.
Os cosméticos veganos têm fórmulas totalmente livres de qualquer componente de origem animal. Além disso, também não são testados em qualquer tipo de animal. Na realidade do Brasil, a entidade responsável por verificar e atestar se um produto é realmente vegano é a Sociedade Vegetariana Brasileira.
O que é o veganismo? Pessoas que seguem uma alimentação vegana excluem do seu prato qualquer alimento de origem animal, como carne, peixe, laticínios, ovos e mel. É esta a principal diferença face ao vegetarianismo, que exclui o consumo de carne e de peixe, mas não proíbe a ingestão de laticínios, ovos e mel.
Aquele que não consome nenhum alimento de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados.