Distúrbios do sono, alterações bruscas no peso corporal, humor flutuante. Muitas dessas questões são explicadas através das ações dos hormônios no organismo. O que são as glândulas e os hormônios e quais funções eles exercem no organismo?
As principais doenças endócrinas são o diabetes mellitus, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, os nódulos e o câncer de tireóide, a osteoporose e a deficiência da vitamina D, obesidade e dislipidemias (aumento do colesterol ou triglicerídeos), a hiperprolactinemia (aumento da produção do hormônio prolactina, que ...
Doenças endócrinas
Vários hormônios, além daqueles analisados acima, estão intimamente relacionados com o envelhecimento, principalmente devido à sua diminuição. Destacam-se os hormônios produzidos pela adrenais (DHEA), pela hipófise (crescimento), pela pineal (melatonina) e pelas glândulas sexuais (estrogênio e testosterona).
Os distúrbios endócrinos podem apresentar diversos sintomas que variam de intensidade e de frequência. "Nossas glândulas endócrinas principais são hipófise, tireoide, paratireoide, pâncreas, suprarrenal, ovários e testículos, e a disfunção de uma delas pode comprometer toda nossa saúde", explica a Dra.
O estrogênio está associado ao aumento da produção de colágeno, à espessura e hidratação da pele, cicatrização de ferimentos e também melhora a função de barreira da pele (5, 6).
Para aquelas que começam a fazer a terapia de reposição hormonal (leia texto nesta página), os níveis adequados de estrógeno voltam a estimular a produção do colágeno (proteína que dá maior elasticidade à pele) e conferem maior hidratação cutânea.
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos.
Causas endócrinas para a obesidade