A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.
A NBR 5410 não se aplica a instalações de tração elétrica; de veículos automotores; de embarcações e aeronaves; instalações de iluminação pública, de proteção contra quedas diretas de raios e instalações de cercas eletrificadas.
NBR é a abreviação de Norma Brasileira. Trata-se de um conjunto de normas e diretrizes de caráter técnico que tem como função padronizar processos para a elaboração de produtos e serviços no Brasil.
A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.
A NBR 5410 é uma norma de segurança determinada pela ABNT que tem como objetivo orientar as instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua). Ela funciona como uma guia para os profissionais de elétrica e é usada em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.
O processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à realidade brasileira e ao consenso da comissão nacional.
A Norma Brasileira NBR-5410 estabelece as condições necessárias para o funcionamento seguro de uma instalação elétrica de baixa tensão - até 1.000V em tensão alternada e 1.500V em tensão contínua. É utilizada em instalações prediais, públicas, comerciais, industriais e de serviços.
Para evitar que isso aconteça, a ABNT, órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, criou a norma NBR 5410, que estipula condições adequadas para o funcionamento usual e seguro de instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1.000 V em tensão alternada e 1.500 V em tensão contínua.