Dessa constatação, Lavoisier extraiu o seu princípio, hoje muito conhecido: "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" e deu ao elemento o nome de oxigênio, ou seja, gerador de ácidos. O sentido mais comum de combustão é o da queima de uma substância com desenvolvimento de luz e calor.
Essa citação "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" é conhecida como a Lei de Lavoisier, postulada pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier considerado o Pai da Química Moderna. Quer dizer que as substâncias químicas quando reagem, não são perdidas.
Dizer que nada se cria, tudo se transforma é reconhecer que a física não aceita a criação espontânea de matéria e de vida. Trazendo a ideia para a mente humana, podemos dizer que tudo se transforma em nossas vidas. Uma experiência de vida soma-se à nossa trajetória, não como ocorreu, mas como a interpretamos.
Esse cientista foi muito importante para a ciência, e foi até considerado o pai da química moderna. Existe uma famosa frase para enunciar a Lei de Conservação das Massas: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".
A lei de Lavoisier é a Lei de conservação da massa, ou seja, a massa total dos produtos é sempre igual à massa total dos reagentes.
Definição. Em qualquer sistema fechado, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. Portanto, não se pode criar algo do nada nem transformar algo em nada (Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma).
Portanto, em qualquer reação temos a obediência à lei de Lavoisier, ou seja, a massa dos reagentes é igual à massa dos produtos. ... A partir desta constatação, a lei de Proust foi ampliada determinando que numa reação química há uma relação constante entre as massas de todas as substâncias participantes da reação.
A Lei de Lavoisier, postulada em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), corresponde à Lei da Conservação das Massas. ... Isso explica que as substâncias químicas quando reagem, não são perdidas.