Fronteira: esse termo é empregado para definir a separação de países, como a fronteira entre os Estados Unidos e o México.
São chamados de limites.
O termo "limite" está relacionado com um traçado preciso, linear e evidentemente definido no terreno. A expressão fronteira, por sua vez, possui maior abrangência e refere-se a uma região ou faixa. Pode ser também entendida como uma região fronteiriça.
A fronteira Estados Unidos-Canadá é a maior fronteira descontínua do mundo, com 8893km, podendo, também, ser considerada a segunda maior fronteira contínua do mundo (6416 km) se for considerada apenas a fronteira entre o Canadá e os estados continentais dos EUA.
Resposta: As divisões territoriais dos Estados-nações na grande maioria das vezes aconteceram de acordo com as ordens de poder de cada nação ou civilização. Dessa forma, o estabelecimento das fronteiras quase nunca representou a diversidade étnica das mais diversas regiões do mundo.
A fronteira é um conceito que, na maioria das vezes, é confundido com a noção de limite. Considera-se, nesses casos, que a fronteira é uma linha imaginária, ou um marco histórico ou geográfico que separa duas ou mais nações.
As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos, determinando também a área territorial precisa de um país, a sua base física.
Meridiano (geografia) – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fronteira separa países (fronteira do Brasil com a Argentina, fronteira dos Estados Unidos com o México, fronteira da França com a Suíça). Divisa separa estados (a divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Limite separa cidades (o limite de Taguatinga e Ceilândia).
Países que fazem fronteira com o BrasilPAÍSFRONTEIRA EM KMArgentina = 1.263 Bolívia = 3.126 Colômbia = 1.644 Guiana = 1.606 Guiana Francesa = 655 Paraguai = 1.339 Peru = 2.995 Suriname = 593 Uruguai = 1.003 Venezuela = 1.495