Como criar um hamster: 6 passos para um roedor em casa!
A rotina do hamster Os hamsters precisam de atividades dentro da própria gaiola – como as rodas de corrida -, mas também fora dela – as bolas são uma ótima diversão. É sua missão ofertar ao pet diferentes brinquedos para mantê-lo entretido.
São várias as doenças transmissíveis dos roedores aos humanos, entre as quais salmonelose, leptospirose, doença de Weil, Peste, Toxoplasmose ou Tularemia.
Um hamster pode ser comprado ou adotado, mas antes de fazer isso é preciso ter certeza de que ele está com a saúde em dia. Verifique se a pelagem está completa e bonita, se os ouvidos estão limpos, os olhos normais e brilhantes (olhos esbugalhados podem representar alguma doença) e se o anus está seco.
Além de brinquedos, a gaiola precisa ter espaço para o comedouro, bebedouro e a casinha – como se fosse uma toca. Assim, além de bem alimentado e com muitas opções de brincadeira o seu hamster se sentirá seguro.
Ofereça uma gaiola espaçosa para que os bichinhos não se sintam presos; Evite luzes e barulhos excessivos, pois eles tendem a deixar os roedores estressados, Nos dias de temperaturas mais quentes, deixe seus amiguinhos sempre frescos usando ventiladores ou colocando uma garrafa com gelo envolta em pano na gaiola.
Hamsters são animais dóceis, brincalhões, amigáveis e excelentes bichos de estimação para crianças e adultos. Dar brinquedos, oferecer petiscos e deixar a gaiola em um quarto separado do restante da casa durante o dia, para que ele durma bem, são alguns cuidados básicos para que ele seja um animal feliz e saudável.
Os hamsters são animais noturnos, que dormem durante o dia quente e ficam acordados à noite quando está mais frio. Eles veem muito mal, mas têm o olfato apurado e uma excelente audição.
Descartada a hipótese de doenças, o mais provável é que a mordida de hamster é perigosa e seja resultado de uma socialização inadequada. Nesse caso, é preciso fazer uma "treinamento" para acostumar o hamster ao contato com você e sua família.
Os hamsters adoram lugares tranquilos, longe de luz solar direta, e longe da TV e da cozinha, onde o forte cheiro de comida pode incomodá-lo. Certifique-se de que ele tem muitas coisas para brincar, um prato com comida, um bebedouro, uma casinha para dormir e, o mais importante, uma roda de exercício.