5 coisas que você deve saber antes de fazer micropigmentação
Betina Stefanello, dermatologista da SBD, adverte que os adeptos ao tratamento correm o risco de desenvolver alergias à tinta, inflamações, feridas e até infecções de fungos e bactérias. Essas ameaças se tornam mais comuns principalmente se a micropigmentação não for feita de forma adequada.
A lâmina imprime na pele movimentos finos de pêlos que imitam fios naturais como para dar uma impressão de sobrancelhas reais. Isso torna este processo mais superficial do que a tatuagem. Por isso, não oferece risco de a cor ficar "cinzenta" ou "esverdeada".
"Na micropigmentação fio a fio, os fios são desenhados na mesma espessura e direção dos pelos já existentes. Além disso, o pigmento é implantado na camada superficial da pele, deixando o resultado bem natural", explica. Após o procedimento, é possível voltar a rotina normalmente, mas é preciso ter alguns cuidados.
Como fazer a limpeza pele antes da micropigmentação Tente passar o lenço umedecido de modo mais gentil, sem realizar o famoso "esfregaço" na pele. Isso já ajuda (e muito!) a evitar possíveis irritações na área da sobrancelha.
"A micropigmentação é uma técnica que penetra na pele. O profissional deposita o pigmento como se fosse uma tatuagem na derme média e derme profunda, e a partir do momento que você "quebra" a camada de densidade da pele você pode correr sérios riscos de infecção."
Em alguns casos de problemas de pele o pigmento tende a sumir ou expandir demais. Se a cliente possui algum desses problemas, o ideal é consultar um médico antes de realizar o procedimento.
O teste de alergia consiste em utilizar o instrumento de trabalho - Dermógrafo ou Tebori - para fazer um 'ponto' atrás da orelha da cliente com o pigmento que será utilizado na micropigmentação. Em alguns casos, a vermelhidão e coceira aparecem nos primeiros 15 minutos, manifestando o resultado negativo.
- Não molhar as sobrancelhas nas primeiras 48 horas; - Usar apenas água boricada ou soro fisiológico com compressas geladas para higienizar a área, ao menos duas vezes por dia nesse período de 48 horas.