Andar, correr, pular, manusear objetos, compreender, ler, escrever, argumentar. Em cada fase da educação, além dos conteúdos que devem ser aprendidos, existe uma série de competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver.
Habilidades da BNCC na Educação Infantil Desde o ingresso na Educação Infantil, os alunos já começam a desenvolver as dez competências gerais da BNCC. Nesta etapa, sua aprendizagem e seu desenvolvimento são assegurados por seis direitos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
O desenvolvimento infantil é um processo global, isto é, um processo que engloba todas as habilidades de uma criança. Este processo envolve aprender e dominar habilidades como sentar, andar, falar, pular, amarrar sapatos, fazer amigos, se comunicar, entre outras.
Portanto, responder os seus questionamentos, explicar como as coisas funcionam e mostrar como executar tarefas é essencial. Além disso, permita também que a criança brinque, experimente e conheça. Ofereça brinquedos, jogos, leia junto com ela, escute música, permita a interação com outras crianças…
Fizemos este post com algumas dicas de como estimular habilidades sociais em crianças....Acompanhe as dicas abaixo para entender melhor.
As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo. Mas, geralmente, elas são desenvolvidas e aprimoradas com estudos e a prática.
Destreza manual é a capacidade para as mãos e os dedos para fazer movimentos coordenados. Em crianças,a destreza manual normalmente é desenvolvido através de atividades que exijam também de coordenação motora e visual. ...
A escola é um importante aliado da família para o desenvolvimento da criança. Juntos, escola e família irão ensinar os valores e passar todo o conhecimento nos primeiros anos de vida desse ser humano que está se formando socialmente.
Por exemplo: é esperado que uma criança de 12 meses já consiga andar ao segurar a mão de pessoas ou apoiando-se em móveis pela casa ou escola. Muitas vezes, ela também consegue ficar em pé sozinha por um curto período e falar pequenas palavras para as pessoas certas, como "mama" para a mãe e "papa" para o pai.