Deve-se remover a vítima do local para um lugar arejado e oxigenado. Como conduta geral pode-se seguir identificando o produto, afastar a vítima da substância, avisar à equipe de socorro como medida de segurança e transportá-la imediatamente para uma unidade de saúde.
Intoxicação é o efeito de uma determinada substância no organismo causando alterações fisiológicas mais leves. Já no envenenamento, estas alterações fisiológicas são tão extremas que destroem células ou tecidos da vítima.
Primeiros socorros: – lavar bem a pele contaminada com água corrente e sabão por, no mínimo, 10 minutos; – não esquecer de lavar cabelos, axilas, virilhas, barba e dobras do corpo; – no caso de contaminação nos olhos lavar bem com água corrente por 15 minutos.
Dor, sensação de queimação na boca, garganta ou estomago. Sonolência, confusão mental, torpor ou outras alterações de consciência. Náuseas e vômitos. Diarréia.
Como agir em caso de envenenamento: Se você se encontrar longe de um profissional, dê carvão ativado diluído em água. Ele impede a absorção completa do agente tóxico pelo organismo, mas só funciona quando aplicado logo após o incidente. 2. Com uma luva cirúrgica, lave a boca do animal com água abundante.
"Enquanto o tóxico está no estômago, ele pode até neutralizar um pouco sua ação, mas sem interferir na absorção do veneno pelo organismo", diz Heitor. Por isso, se for uma picada de cobra ou de escorpião, nem adianta tomar leite, pois o veneno obviamente entra no corpo não pelo estômago, mas por outro caminho.
Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados. e produtos caseiros. Os principais sintomas são: vômitos, diarréia, dores abdominais, dificuldade de respirar, suor e até perda de consiência.
O envenenamento pode acontecer quando a pessoa ingere, inala ou entra em contato com uma substância tóxica, como acontece com produtos de limpeza, monóxido de carbono, arsênico ou cianeto, por exemplo, gerando sintomas como vômitos incontroláveis, dificuldade para respirar e confusão mental.
Formas de intoxicação: Contato direto: no preparo, aplicação ou qualquer tipo de manuseio com o produto. Contato indireto: contaminação de água e alimentos ingeridos. Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão.
O tratamento das intoxicações por organofosforados baseia-se principalmente no uso da atropina, antídoto sintomático e, com menor freqüência, das oximas, antídotos específicos que reativam as colinesterases.