Em uma sociedade os indivíduos se aglutinam de forma impessoal, enquanto que em uma comunidade os integrantes possuem relações mais conectadas e próximas. Nossa convivência em meio a outros indivíduos é tão complexa a ponto de existir uma área do conhecimento dedicada a estudá-la e a entendê-la: as ciências sociais.
Uma comunidade pode transforma-se em uma sociedade a partir do momento em que a mesma possui ou caracteriza a formação de um estado, ou seja, um órgão governamental capaz de gerencia-lo. Quando seus membros decidem, soberana e voluntariamente, perseguir finalidades comuns.
As diferentes formas de ajudar a comunidade
Comunidade é uma experiência compartilhada. Você precisa fazer com que todos se sintam parte do mesmo grupo, dos mesmos objetivos. Por isso eventos e encontros, mesmo que realizados independentemente pelos usuários, devem ser valorizados. Tente participar de alguns deles, mostre que você está presente.
2 concordância, concerto, conformidade, convergência, harmonia, identidade, uniformidade. Sociedade: 3 corpo social, povo, população, município, coletividade, biocenose, sociedade.
A palavra comunidade deriva do latim "comunitas. atis", com o mesmo sentido "comunidade".
Para estabelecer uma relação eficaz com a comunidade é preciso ter contato próximo com líderes, podem-se citar como exemplo, representantes de bairro, diretores de escola, representantes religiosos, e estes líderes devem compreender que a organização enxerga a importância da região local.
A Sociedade para Robert Nisbet Nisbet, o termo comunidade abrange todas as formas de relacionamento caracterizado por um elevado grau de intimidade pessoal, profundeza emocional, engajamento moral, coesão social e continuidade no tempo.
Como posso ajudar? Fotografe os problemas da região onde você mora: vale mostrar a falta de lixeiras, calçadas estreitas, bueiros entupidos… Depois, descreva no site e compartilhe a reclamação no seu Facebook. Também é possível propor soluções para a cidade e avaliar as ações das prefeituras.
1) Disponibilize-se aos vizinhos mais vulneráveis Ajude-os a não terem motivo para saírem de casa e se ofereça para fazer compras, ir à farmácia, ao banco ou a ajudá-los em qualquer outra necessidade que tiverem.