A função é uma relação entre dois conjuntos na qual há uma correspondência entre elementos de um conjunto A com elementos de um conjunto B. ... O conjunto A é chamado de domínio e o conjunto B de contradomínio. Na maioria das vezes, utilizamos para ambos o conjunto dos números reais.
É importante dizer que para ser uma função, todos os elementos do domínio precisam estar associados a um único elemento do contradomínio, formando a imagem.
Um jeito prático de descobrirmos se o gráfico apresentado é ou não função, é traçarmos retas paralelas ao eixo do y e se verificarmos se no eixo do x existem elementos com mais de uma correspondência, aí podemos dizer se é ou não uma função, conforme os exemplos acima.
Uma função é uma relação matemática estabelecida entre duas variáveis. As funções podem ser injetoras, sobrejetoras, bijetoras e simples. Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y).
Por exemplo, uma função de A em B significa associar cada elemento pertencente ao conjunto A a um único elemento que compõe o conjunto B, sendo assim, um valor de A não pode estar ligado a dois valores de B. ... Notação para função: f: A → B (lê-se: f de A em B).
A função que representa o quadrado de um número é dada através da função f(x) = x² ou y = x². É considerada uma função que possui domínio e imagem nos reais. A função a seguir representa o sucessor do dobro de um número e é dada pela seguinte expressão: y = 2x + 1 ou f(x) = 2x + 1.
Domínio: são os elementos do conjunto de partida, ou seja, os valores correspondentes a x. Contradomínio: são todos os elementos do conjunto de chegada, independentemente se receberam a seta ou não. Imagem: são apenas os elementos do conjunto de chegada que receberam a seta dos elementos do conjunto de partida.
Entende-se por lei de formação uma expressão algébrica que representa o comportamento de uma variável em função de outra. Essa função pode ser uma equação de qualquer grau. Dessa maneira, é possível obter o valor referente a uma variável tendo em mãos o valor referente a outra variável.
Definição de Função
Para que uma função seja considerada injetora, temos que ter a seguinte ocorrência: dados dois elementos, x1 e x2, pertencentes ao conjunto do domínio, com x1 diferente de x2, as imagens f(x1) e f(x2) são sempre distintas, ou seja, f(x1) ≠ f(x2).