Conforme for recebendo mais açúcar, a pasta vai tomando forma. Quando os dedos ficarem marcados nela, sem que ela esteja grudando mais nas mãos, é hora de parar de acrescentar o açúcar, pois já atingiu o ponto ideal. Quanto mais sovar a pasta, mais macia e elástica ela ficará.
A pasta de leite ninho é parecida com a pasta americana, mas não é a mesma coisa e o sabor é bem melhor. Usando essa receita de pasta de leite ninho, você poderá cobrir bolo, decorar bolo ou fazer enfeites para bolo, como flores, bonecos e etc..
A durabilidade é de aproximadamente 1 a 2 meses. Não a coloque na geladeira, pois a pasta é extremamente sensível à umidade.
Para adicionar sabor à pasta já pronta o melhor é utilizar essências oleosas, como as que são próprias para chocolate, pois não vão alterar a textura da pasta. Coloque apenas algumas gotas e trabalhe bem a pasta. Estas essências são muito fortes, tome cuidado para não usar demais.
A pasta americana é de comer com os olhos, mas nem tudo são flores – muita gente não é fã do sabor e textura dessa cobertura. Ainda assim, a beleza que ela proporciona a bolos, doces e cupcakes compensa. Deixe o sabor ficar por conta da massa e do recheio do bolo e abuse da criatividade ao usar essa cobertura.
A pasta americana é um ingrediente utilizado para dar aos doces um ar de sofisticação e charme à decoração de bolos, cupcakes, tortas e o que mais sua imaginação confeiteira permitir.
Por exigir uma técnica mais refinada para manuseio e modelagem, os bolos com pasta americana são mais caros e gastam mais tempo para confecção. Além disso, a pasta tem textura e gosto menos agradáveis que o chantilly, algumas pessoas a consideram seca e muito doce.
Pasta de leite Ninho com leite condensado Um ingrediente muito importante nessa receita é o CMC, uma espécie de espessante que garante a elasticidade da massa. Também tenha em mãos leite Ninho, leite condensado e açúcar impalpável. Para conservar, basta embalar e guardar em temperatura ambiente por até uma semana.
Um bolo falso dura por muito tempo, até meses, vai depender do seu cuidado para conservá-lo. O local de armazenamento conta muito, deixá-lo longe da luz ajuda a preservar as cores vivas por mais tempo.
Restos de pasta americana podem ser embaladas com filme plástico e colocadas em sacos plástico tipo zip lock para não ter contato com o ar. Remova todo o ar de dentro do zip lock. Pois o ar faz ela endurecer, deixando difícil para trabalhar.