De forma geral, os cupins gostam de tudo que é rico em celulose: estruturas de casas de madeira, restos de obras, móveis, quadros, livros, etc. No caso da madeira, eles comem, em uma progressão, das mais macias às mais duras. Papel e papelão são filé mignon para esses insetos.
"A própria estrutura construtiva de vários imóveis facilita a instalação de cupins", diz. Como exemplo, ele cita os "caixões perdidos", peças de madeira colocadas dentro de algumas lajes de concreto. "Também há locais escuros e úmidos em que os materiais que sobraram da construção ficam abandonados", ressalta.
Há várias espécies, três delas mais comuns nas cidades: o cupim arbóreo, o de madeira seca e o subterrâneo. Este último é o mais perigoso e causa mais danos às madeiras dentro de casa.
4 dicas de como acabar com cupim de casa
Para não ter imprevistos com os cupins, o ideal é evitar a estocagem inadequada de madeira e seus derivados, principalmente em locais úmidos, além de vistoriar periodicamente rodapés, móveis, forros, esquadrias e outras estruturas de madeira.
Como todos os seres vivos, a água é um componente essencial para a sobrevivência dos cupins. O excesso de umidade nos móveis é, inclusive, uma das principais causas de infestação. Sendo assim, procure eliminar e evitar que as peças de madeira tenham contato com água ou sejam instaladas em locais úmidos.
O cupim se alimenta de celulose, material encontrado na madeira e derivados dela como, por exemplo, folhas de papel. Mas esses animais não conseguem por si só digerir a madeira e pegar a celulose. Para isso, eles contam com protozoários, bactérias ou fungos que vivem dentro de seu aparelho digestivo.
ácido bórico O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras.
Cupinout O Cupinout é um sistema de isca para cupim de solo que usa o hexaflumurom para combater colônias. O produto atinge diretamente os operários, casta é responsável pela alimentação.
Para evitar que os cupins entrem em casa durante as revoadas, o ideal é fechar as janelas e apagar as luzes, segundo o pesquisador. Caso a pessoa presencie, por exemplo, uma revoada perto de uma árvore, o ninho pode estar localizado perto dali.