A melhora generalizada nas condições de saúde, o desenvolvimento da medicina, a coleta de lixo, o tratamento da água, a importação de medicamentos e as campanhas de vacinação lançadas no País estão entre os fatores que atuaram em conjunto para o avanço da média de expectativa de vida do brasileiro de 19.
De acordo com a expectativa de vida de uma população, pode-se saber a qualidade de vida das pessoas. Isso fica evidente porque uma sociedade que possui bons rendimentos, aquisição ao conhecimento, saneamento ambiental, saúde de qualidade e habitação tende a ter uma expectativa de vida maior.
Com isso, a esperança de longevidade dos brasileiros retornou ao patamar de 2013. A queda interrompe um ciclo de crescimento da expectativa de vida no país, que partiu da média de 45,5 anos, em 1945, até atingir os estimados 76,7 anos, em 2020, um ganho médio de cinco meses por ano-calendário.
A expectativa de vida está bastante relacionada com a qualidade de vida que um país possui, já que fatores como educação, saúde, assistência social, saneamento básico, segurança no trabalho, índices de violência, ausência ou presença de guerras e de conflitos internos influenciam-na diretamente.
O Estado de São Paulo apresenta uma expectativa de vida ao nascer de 76 anos, uma média superior à média nacional que, de acordo com o IBGE, é de 75,99 anos.
Já os países pobres apresentam índices de expectativa de vida baixos. Isto ocorre em função das péssimas condições de trabalho, pobreza da população, condições de vida inadequadas e sistemas de saúde e educação precários. Logo, são países que apresentam também IDH baixo.
Resposta: é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento.
Resposta: é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento.
A expectativa de vida (ambos os sexos, no nascimento) do mundo é 66,57 anos (64,52 anos para os homens e 68,76 anos para as mulheres) em 2009, segundo a CIA World Factbook de 2009 e 67,2 anos (65,0 anos para os homens e 69,5 anos para as mulheres) para 2005–2010 de acordo com o relatório de Perspectivas da População ...
O índice de desenvolvimento humano (IDH) são dados que apresentam a qualidade de vida da população, os quais estão intimamente relacionados com a expectativa de vida. Nesse sentido, os países que apresentam maior IDH possuem maior expectativa de vida.