Tanta vida própria que acaba de ser radiografada em um livro, "Emília — Uma biografia não autorizada da Marquesa de Rabicó" (Casa da Palavra), no qual a cearense Socorro Acioli revê toda a obra de Lobato para narrar a trajetória da personagem — mais agitada que a de muita gente de carne e osso, diga-se.
São obras que, veiculadas sem a autorização prévia dos personagens que retratam (ou dos herdeiros deles), não podem ser comercializadas. A proibição envolve os artigos 20 e 21 do Código Civil.
Resposta:Na biografia não autorizada escrita por Socorro Acioli a autora traz histórias de aventuras de Emília, como o seu encontro com figuras ilustres da história como Dom Quixote.
Além disso, ela não costumava medir as palavras, usava um repertório direto e não se sentia mal com isso, ou seja, diferente da modernidade em que as pessoas usam indiretas, ironias e um diálogo mais interpretativo, a Emília falava tudo o que queria.
Ela teve uma vida e tanto! Conheceu os lugares mais lindos do mundo, encontrou grandes personagens da história e da literatura, aprendeu gramática, aritmética, história e geografia, fez amizade com Hércules, Dom Quixote, Alice (a do País das Maravilhas), Branca de Neve e Gato de Botas.
Rabicó é marido de Emília, que só se casou com ele por interesse em se tornar marquesa, e talvez algum dia princesa; isso se deve ao fato de que Narizinho enganou a boneca dizendo que o Rabicó na verdade era um marquês descendente da nobreza, e que uma bruxa havia o transformado em porco, e que só voltaria a ser gente ...
Emília: Significa "rival", "a que fala de modo agradável". É a versão feminina de Emílio, que pode ter sido originado a partir do latim Aemilius, um nome de família romana derivado de aemulus, que quer dizer "rival". Emília é a boneca de pano falante feita por Tia Nastácia para Narizinho. ...