Passivo não circulante representa todas as contas a pagar no longo prazo, por exemplo, empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.
O passivo não-circulante diz respeito aos débitos exigíveis de longo prazo, ou seja, às obrigações que devem ser pagas em um prazo superior a 12 meses. Aqui estão as notas promissórias, impostos, financiamento e fornecedores de longo prazo, além de provisão para contingências trabalhistas e judiciais.
passivo não circulante: são todas as contas a pagar no longo prazo. Entre elas podemos citar: empréstimos maiores, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.
Um bom controle dessa parte do seu Balanço Patrimonial é essencial para que se mantenha a saúde financeira de qualquer negócio. O equilíbrio entre o ativo (bens, direitos e contas a receber) e o passivo (dívidas, despesas e obrigações financeiras) é o que demonstra se uma empresa está rentável ou não.
O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).
Assim, o Ativo Não Circulante são bens de conservação duradoura, e não são destinados ao consumidor. Os maiores exemplos são os imobilizados: veículos, as máquinas e até mesmo os imóveis.
São considerados exemplos de passivo circulante:
Assim, o Ativo Não Circulante são bens de conservação duradoura, e não são destinados ao consumidor. Os maiores exemplos são os imobilizados: veículos, as máquinas e até mesmo os imóveis.
Como calcular o ativo, passivo, e o patrimônio líquido Em condições igualmente favoráveis, o cálculo do passivo será o valor do ativo, subtraído pelo valor do patrimônio líquido, restando, portanto, as obrigações da empresa para com terceiros.
Em outras palavras, todas as obrigações financeiras com prazo inferior a um ano, são consideradas passivo circulante. Alguns exemplos são: contas a pagar, matéria-prima, empréstimos e impostos.