Saladas: Corta-se com o garfo. Se forem folhas, se deve usar a faca e o garfo para enrolar os pedaços, fazendo uma trouxinha no garfo. Aspargos: Come-se com garfo e os dedos. A parte da ponta que é mais dura deve ser cortada com o garfo mesmo e é com o garfo mesmo que você vai comer o essa parte do aspargo.
Dicas rápidas sobre os talheres:
Com relação ao garfo e à faca, o Brasil costuma seguir o modelo europeu. Isso quer dizer que devemos segurar o garfo com a mão esquerda e a faca com a mão direita. Entretanto, não é errado cortar os alimentos com a mão direita e depois trocar de mão para comer, embora não seja a opção mais elegante.
Sempre segure o garfo com a mão esquerda e corte os alimentos tendo a faca na mão direita.
Se for usar garfo e colher, segure a colher na mão esquerda e o garfo na direita. Enfie o garfo no macarrão até alcançar a colher do outro lado. Segure a colher firmemente e gire o garfo até que nenhum fio esteja pendurado. Em seguida, leve o garfo até a boca.
Passos
Garfos e facas ficam nos lados correspondentes às mãos que vão utilizá-los para cortar, não para comer. O garfo, seguro na mão esquerda, retém a peça que é cortada com a faca segura na mão direita. Utilizada a faca, ela é deixada descansando sobre a borda superior direita do prato (fig.
Conheça os tipos básicos de garfo e suas funções: Garfo para aperitivo: formado por três dentes planos e largos. Garfo para ostras: garfo de três dentes com um aspecto curvo como uma colher. Garfo para escargot: formado por dois dentes curtos e curvos.