Gaturamo-verdadeiro | Fauna | G1. Distribuição: Das Guianas e Venezuela ao Rio Grande do Sul e Paraguai. Alimentação: Aprecia muito frutos de erva-de-passarinho, frutinhas (frequentemente duras) das árvores, arbustos, cipós e pedaços de frutas, botões e néctar. Procura pequenos caracóis terrestres.
Frutas: maçã, mamão, laranja, goiaba, caqui, banana e frutas de época. Legumes: cenoura ou beterraba. Verduras: escarola, serralha, couve. Deve ser adicionada diariamente às frutas batidas no liquidificador, às quais darão sabor, corpo e consistência ao alimento a ser servido.
Gaipava - Fêmea do gaturamo. Mulher de vida fácil. Garraio - Boi miúdo, refugo.
A espécie apresenta dimorfismo sexual: o macho tem as partes superiores azul-metálicas, uma mancha amarela na testa e as partes inferiores amarelas e a fêmea apresenta as partes superiores verde-oliváceas e as inferiores amarelo-oliváceas.
Alimentam-se de frutos e às vezes insetos, mas possuem uma moela pouco eficiente e baixa capacidade de aproveitamento dos nutrientes, eliminando o alimento pouco depois de ingerido.
No entanto, a espécie não tem dimorfismo sexual, ou seja, não há diferenças de características entre macho e fêmea. Destacam-se em seu corpo a coloração alaranjada e preta. Em sua cabeça, apresenta um capuz preto, além de dorso, asas e cauda na mesma coloração.
Alimenta-se quase que exclusivamente de frutos bem maduros e raramente come insetos. Não tem papo e a moela é degenerada, ou seja, possuem baixa capacidade de processamento mecânico dos alimentos ingeridos. O alimento é pouco aproveitado e eliminado poucos minutos após a ingestão.
Euphonia violacea Gaturamo-verdadeiro/Nomes científicos
Sua plumagem é predominantemente laranja, sendo a cabeça e dorso pretos e as asas com uma parte branca. Os filhotes nascem com a mesma cor dos pais, porém mais fosca. Não há diferença de plumagem entre o macho e a fêmea, por isso só é possível a identificação através do DNA.
As patas também são maiores e ficam mais juntas entre si. As fêmeas, por outro lado, além de serem menores, apresentam uma figura que tende a ser mais arredondada. Outro método para saber o sexo de um pássaro pelo olhar é observar a zona traseira do animal, na área próxima ao ânus, na parte posterior do corpo.