SUBSTRATO - é o material utilizado para acomodar as orquídeas no vaso. Sob a ameaça de extinção, o xaxim tem seu uso proibido, mas existem outras boas opções no mercado: musgo seco, chip ou fibra de coco, mistura de casca de pinus com carvão e pedrisco são algumas delas.
O melhor material é o barro ou a cerâmica, já que isso ajuda na transpiração da flor. Você pode comprar vasos de vidro ou plástico também. Outro item essencial para os cuidados com a orquídea são os materiais para a sustentação da planta.
De fato, algumas orquídeas que vivem em árvores (epífitas) podem se adaptar ao cultivo na terra comum, assim como algumas espécies terrestres, até vão bem em árvore. ... Se você procura uma orquídea que seja realmente terrestre e que ficará feliz em ser plantada no solo, existem espécies como a como a orquídea-bambu.
O ideal é que as orquídeas fiquem em local de meia sombra, recebendo o sol da manhã, ou recebendo uma boa quantidade de luz indireta. O local ideal é abaixo da copa de alguma árvore, onde há boa quantidade de luz passando entre as folhas.
– Os vasos de plástico transparente são ótimos pois pode-se visualizar as raízes da orquídea e suas cores, que indicam as condições da rega. Indicados: Phalaenopsis: gosta de umidade e faz fotossíntese pelas raízes. Se seu clima é muito chuvoso e úmido, faça furos em toda a lateral do vaso para facilitar a secagem.
Em geral, as orquídeas precisam receber sol para se desenvolverem adequadamente, portanto instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol da manhã ou do fim de tarde.
Os 3 melhores lugares para o vaso de orquídea – e por quê
Os cuidados com as orquídeas também envolvem regas e adubação da planta. As orquídeas não se adaptam ao excesso de água, por isso é muito importante que a montagem do vaso tenha uma drenagem eficiente. Na hora da rega é interessante utilizar um borrifador para deixar o substrato úmido e não encharcar.
Também dá para cultivar a Phalaenopsis em musgo esfagno ou plantando-a diretamente numa árvore e regando bem até que enraíze. Só não pode é coloca-la na terra, porque as raízes logo entopem com os grãos finos de argila que existem no solo e a planta acaba morrendo.