Mitologia é o estudo das lendas, mitos, narrativas e rituais, com que os povos antigos revenciavam os deuses e heróis. Mitologia é a ciência que procura a explicação dos mitos, que têm um caráter social desde sua origem, e só são compreensíveis dentro do contexto geral da cultura em que foram criados.
A Mitologia Grega reúne um conjunto de lendas e mitos que foram criados pelos gregos na antiguidade. O objetivo principal era de explicar alguns fatos, como a origem da vida, a vida após a morte, ou até mesmo os fenômenos da natureza.
A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Assim, criaram deuses imortais à semelhança do ser humano. ... Sobre seus deuses e heróis, os gregos contavam muitos mitos, que deram origem à mitologia grega.
Mitologia Grega
A Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros. ... Pode-se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam a vários deuses. Não existem escrituras sagradas (como a Bíblia para os cristãos) a respeito da Mitologia Grega.
A mitologia grega culmina na Guerra de Troia, a famosa luta entre os gregos e os troianos, incluindo suas causas e consequências. Nos trabalhos homéricos, as principais histórias já haviam tomado forma e substância, e os temas individuais foram elaborados mais tarde, especialmente dentro dos enredos dos dramas gregos.
A Mitologia Grega originou-se da união das mitologias dórica e micênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. ... Pode-se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam a vários deuses.
Hesíodo. A esse célebre poeta também é atribuído o importante papel de criador e disseminador da mitologia grega, tendo ele vivido em período contemporâneo ao de Homero.
O mito é um fenômeno típico da sociedade humana, que existe desde seus primórdios. ... Através da crença, as sociedades se organizam, encontram paradigmas a serem seguidos e justificativas para as suas próprias estruturas de ordenamento. Mitos atuais. O mito é uma crença sem fundamento.