Ouça em voz altaPausarA sialolitíase é incomum em crianças, ocorrendo apenas em 3 a 5% da população. O mecanismo causador exato não é claro, mas a estagnação do fluxo nas glândulas salivares e o aumento da concentração de cálcio salivar são fatores, contribuindo para o aumento da viscosidade da saliva predispondo à formação de sialolitíase.
Ouça em voz altaPausarO tratamento envolve a expressão de pedra com estimulantes de saliva, manipulação manual, com uso de uma sonda, ou cirurgia. As glândulas salivares principais são os pares das parótidas, submandibulares e sublinguais.
Ouça em voz altaPausarA sialolitíase é uma alteração que acomete as glândulas salivares representada pela obstrução do canal excretor por um ou mais sialólitos resultando na diminuição do fluxo salivar. A glândula submandibular é a mais acometida, seguida da parótida e sublingual, além das menores.
Ouça em voz altaPausarEm geral, o entupimento ocorre quando são formados cálculos que podem obstruir o duto que leva a saliva da glândula para a boca. Entre os sintomas mais comuns estão o inchaço e dor no local, dificuldade para engolir e a boca fica mais seca, pois a produção de saliva diminui.
Ouça em voz altaPausarA sialolitíase (ou cálculos nas glândulas salivares) é a formação de cálculos (pedras) nos ductos das glândulas salivares.
Ouça em voz altaPausarPara isso, é importante manter uma boa hidratação ou consumir bebidas e alimentos que estimulem uma salivação maior, como aqueles cítricos. Mas cuidado, se houver obstrução completa dos ductos salivares, o aumento da produção de saliva pode levar a quadros mais graves.
Ouça em voz altaPausarO tratamento tradicional das obstruções de ductos de glândulas salivares inclui massagens glandulares, uso de antibióticos, ligação ductal ou parotidectomia. Outro método descrito na literatura consiste em injeções de violeta genciana (metil-violeta 1%) a fim de dilatar o ducto e controlar a infecção.
Ouça em voz altaPausarA sialolitíase pode ser diagnosticada através de avaliação clínica e de exames como tomografia computadorizada, ultrassom e sialografia.
Ouça em voz altaPausarA sialolitíase é uma alteração, que acomete as glândulas salivares, representada pela obstrução da glândula ou de seu ducto excretor devido à formação de um sialólito, resultando na diminuição do fluxo salivar. a glândula submandibular é a mais acometida, seguida da glândula parótida e sublingual.
Ouça em voz altaPausarMucocele é um fenômeno de extravasamento ou retenção de muco também conhecido como pseudocisto ou cisto mucoso1,2. É uma lesão causada por traumatismo mecânico, principalmente por mordidas, comprimindo e colabando o ducto das glândulas salivares menores.