Podem ter relação com determinadas malformações ósseas ou com o surgimento de ossificações anômalas. A presença do pé plano entre os adultos, em alguns casos, é ocasionada por uma ruptura tendinosa, que pode ser tanto traumática, quanto degenerativa.
O pé chato, também conhecido como pé plano, é uma situação muito comum na infância e pode ser identificada quando toda a planta do pé encosta no chão, sendo que uma boa forma de confirmar isso é depois do banho, com os pés ainda molhados, pisar numa toalha e observar o desenho do pé.
Pé "chato", ou pé plano, é um formato especifico dos pés, que se apresentam com diminuição do arco plantar, determinando, assim que, ao ficar em pé, a planta do pé toque o chão por inteiro.
Posso correr com pé chato? Sim pode. No entanto requer claramente o uso de calçado especial para a prática da corrida.
Esta morfologia leva ao aparecimento de dores nos pés após longas caminhadas, e por isso seus portadores eram geralmente rejeitados no serviço militar da maioria dos países, pois estariam impedidos de marchar longas distâncias.
- Pé cavo: pisa em dois apoios, o calcâneo e o ante pé. Portanto, tende a ter dores nessas regiões e tendinites na lateral (tendões fibulares); - Pé chato: geralmente tem tendinite do lado de dentro no tendão tibial posterior e muitas vezes pode causar a barra óssea, uma deformação que bloqueia a flexibilidade dos pés.
Para tratar o pé chato adquirido nesse estágio, indica-se utilizar palmilhas ortopédicas aliadas ao uso de tornozeleiras com hastes laterais rígidas.
Somente se considera a possibilidade de cirurgia para correção de pé chato quando a criança apresenta dor intensa e existe, de fato, uma deformidade. Mas a intervenção cirúrgica deve ser evitada antes dos sete anos e, assim mesmo, depois de se tentar os tratamentos indicados para os casos mais simples.
Tênis Para Pés Chatos e Planos ou Largos
Posso correr se tenho pé plano? Sim, mas é importante ter alguns cuidados. A corrida, por ser uma atividade de alto impacto e sem a absorção e amortecimento adequado do arco plantar, pode ocasionar desequilíbrios musculares e articulares, aumentando o risco de lesão. Para evitar problemas futuros, vale prevenir.