O fígado gorduroso (ou esteatose hepática) é mais comum em pessoas que têm sobrepeso, obesidade, ou a Síndrome Metabólica (conjunto de doenças como colesterol e triglicérides alterados, diabetes ou pressão alta, que aumentam os riscos de doenças cardíacas). O consumo excessivo de álcool também pode causar a doença.
Quais os sintomas de esteatose hepática grau 3?
Quais são os sintomas da Esteatose Hepática (Gordura no fígado)?
Dor no abdômen.
Cansaço.
Fraqueza.
Perda de apetite.
Aumento do fígado.
Barriga inchada.
Dor de cabeça constante.
Como são as fezes de quem tem gordura no fígado?
Pele e olhos amarelados; Fezes esbranquiçadas.
O que fazer para acabar com a gordura no fígado?
Geralmente, a medida mais eficaz para controlar esteatose hepática é emagrecer, sendo que reduzir 7% do peso corporal já pode trazer bons resultados. Para isso deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces e aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.
Qual a causa da esteatose hepática?
Pode ser causada por bebidas alcoólicas ou por hepatites virais (B ou C), por exemplo. A depender da gravidade e da duração, pode evoluir para complicações graves como cirrose e câncer de fígado. Esteatose hepática é o depósito de gordura no fígado e também pode ser uma causa de hepatopatia crônica.
Como a esteatose hepática pode resultar em câncer de fígado?
Se não tratada ou controlada, a esteatose hepática pode gerar uma inflamação, também chamada de esteatoepatite, que leva a morte celular e um processo de fibrose (cicatrização). Com o passar dos anos, a condição pode progredir para cirrose hepática e também pode resultar em câncer de fígado.
Como identificar a esteatose hepática na gravidez?
Saiba como identificar e tratar a esteatose hepática na gravidez. Quando o tratamento da esteatose hepática não é realizado de forma adequada e a pessoa mantém a causa da doença, o excesso de gordura no fígado pode aumentar e provocar lesões graves nas células hepáticas, resultando em cirrose.
Quais são os sintomas da esteatose?
Normalmente durante os primeiros estágios da doença não existe qualquer tipo de sintoma e, por isso, a esteatose é muitas vezes descoberta acidentalmente através de exames para diagnosticar outras doenças.