A principal causa fisiológica do excesso de prolactina é a gravidez. A concentração de prolactina no sangue cresce de maneira significativa ao longo da gravidez e também no período da amamentação. Os valores de prolactina em função da gravidez e amamentação costumam ser variáveis, podendo variar de ng/mL.
Quando a prolactina é considerada alta?
É considerado hiperprolactinemia quando os níveis de prolactina encontram-se superiores a 29,2 ng/mL, no caso das mulheres não grávidas e fora do período de amamentação, e acima de 20 ng/mL no caso dos homens, podendo o valor de referência variar entre os laboratórios.
Quais são os sintomas da prolactina alta?
Quais os sinais e sintomas da produção elevada de prolactina?
Falta de libido;
Menstruação irregular (oligomenorréia);
Ausência da menstruação (amenorreia);
Produção de leite sem gestação (galactorreia);
Disfunção erétil;
Osteoporose;
Tumor da hipófise.
Quem tem prolactina alta pode ter filho?
A hiperprolactinemia pode levar à infertilidade por promover alterações na produção dos hormônios FSH e LH, responsáveis pela ovulação. Isso resulta em quadros de anovulação (ausência de ovulação), com alterações do ciclo menstruais, que se apresentam ausentes ou menos frequentes.
O que faz aumentar o nível de prolactina?
Quanto mais mamadas, mais leite é produzido. A produção de prolactina aumenta à noite, por isso amamentar durante a noite é especialmente importante para manter a produção de leite.
Qual o nível ideal de prolactina para engravidar?
Dessa forma, vale lembrar aos casais que possuem o desejo de ter um filho que iniciem o tratamento com antecedência. Alguns até conseguem engravidar com níveis de prolactina entre 50 a 60 ng/mL. Porém, pode ser preciso baixar ainda mais esses valores com o uso de remédios ou através de outros tratamentos.
Quais são os sintomas de prolactina alta?
Quais são os sintomas de prolactina alta? A prolactina alta pode causar distúrbios menstruais (irregularidade menstrual, ausência de menstruação), infertilidade, hipogonadismo, disfunção erétil, diminuição da libido e galactorreia (saída de leite pelas mamas).
Por que o exame de prolactina é importante?
O exame de prolactina é importante para indicar sinais de gravidezmas também para investigar causas de outros problemas no organismo. Por isso, caso o teste dê um resultado alto, é possível que seja em decorrência de algum de alguns fatores: uso de determinados medicamentos (como fenotiazina e metoclopramida);
Como ocorre a prolactina baixa no sangue?
A prolactina baixa pode acontecer como consequência do uso de alguns medicamentos ou disfunção da glândula relacionada com a produção hormonal, podendo ser apenas indicado pelo médico medidas que ajudem a aumentar os níveis desse hormônio no sangue.
Como aumentar a secreção da prolactina?
A prolactina na mulher aumenta após a puberdade, sofre flutuações cíclicas durante o ciclo menstrual e diminui depois da menopausa. Se a prolactina é alta, um médico irá testar a função tiroideia e verificar se há a toma de medicamentos conhecidos por aumentar secreção da prolactina.