Vasculites secundárias – estão associadas a uma doença de base. As causas mais comuns são as infecções por vírus, doenças autoimunes (como lúpus, artrite reumatoide e esclerodermia, por exemplo), reações alérgicas a medicamentos e alguns tipos de câncer, entre eles, a leucemia e os linfomas.
Arterite de Takayasu: acontece principalmente nas artérias localizadas próximas do coração, como artéria aorta e seus ramos. Arterite temporal (arterite de células gigantes): ocorre na aorta e os vasos da face. Esse grupo de vasculite está associado a outras doenças como lúpus, hepatite, esclerodermia e neoplasia.
É preciso ficar atento pois os sintomas da doença variam de acordo com os vasos comprometidos pela inflamação ou órgãos afetados. Em fases iniciais eles podem causar mal-estar, febre, sudorese, fraqueza, cansaço e perda de apetite.
Tabagismo: O cigarro leva a um estreitamento dos vasos sanguíneos, o que pode piorar muito os sintomas das vasculites. Além disso, pode piorar a inflamação dos pulmões e o fenômeno de Raynaud.
Grãos integrais: por exemplo, o arroz integral, o pão escuro ou de centeio e a farinha de aveia. São excelentes para o cuidado cardiovascular. Isso ocorre porque a quantidade de fibras solúveis desses grãos ajuda a reduzir o colesterol ruim e evita a formação de placas nas artérias.
Como age a LDL O problema é que, em altas concentrações, ela própria se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, causando inflamação e entupimento, o que pode levar à necrose (morte de tecidos) por falta de circulação sanguínea. Quando isso acontece no músculo cardíaco temos um infarto; no cérebro, um AVC (ou AVE).
O diagnóstico da vasculite é feito pelo angiologista ou reumatologista e será feito após a analise do histórico de doenças da pessoa, e em alguns casos pode ser solicitado exames laboratoriais como, detecção de anticorpos anti-citoplasma (ANCA) que são anticorpos que atacam o citoplasma, exame de urina, eletrólitos, ...
Vasculite é o nome dado ao grupo de doenças que provocam inflamação dos vasos sanguíneos. A inflamação de uma artéria ou veia leva ao espessamento de sua parede, diminuindo o espaço para a circulação do sangue. Conforme esse espessamento progride, o vaso pode se fechar, cessando o fluxo sanguíneo por completo.
Além disso, a vasculite pode ainda ser causada por efeitos colaterais de algum medicamento, como Penicilamina, Propiltiouracil, Hidralazina, Minociclina ou exposição à sílica.
2 – Preste atenção na sua alimentação – É preciso controlar a ingestão de gorduras e alimentos que causam inflamações. O sal também deve ser controlado e você não deve ingerir mais do que quantidade nutricional indicada de proteínas. Dê prioridade a alimentos crus como verduras e legumes.