A pesquisa concluiu que a indisciplina é causada, sobretudo, pela desmotivação do aluno e que isso é consequência ou tem ligação direta com outras causas como: a desvalorização do ensino formal ofertado pelas escolas, a falta de autoridade do professor, dentre outras.
A seguir, veja dicas para te ajudar a lidar com alunos indisciplinados:
substantivo feminino Ausência de disciplina; com desobediência; insubordinação. Característica de quem não obedece preceitos, normas ou regras.
Os professores entrevistados, apontaram alguns fatores que são consequências para a indisciplina: desmotivação, repetência, exclusão, não aprendizagem, falta concentração entre outros, portanto são prejudiciais a qualidade de ensino, defasagem, rendimento, evasão escolar e exclusão escolar.
10 dicas para reduzir a indisciplina na escola
Ouvir regularmente os estudantes, abrindo espaço para que se manifestem sem medo de represálias, permite compreender a escola do ponto de vista deles. Isso possibilita também que participem da construção de um ambiente melhor não somente em termos de atitude, mas de aprendizagem e convívio.
A conduta do aluno pode caracterizar uma indisciplina, que não corresponda a uma infração prevista na legislação. ... Uma ofensa verbal dirigida ao professor, pode ser caracterizada como ato de indisciplina.
Mas uma das maneiras é considerar que violência é algo mais grave do que indisciplina e pressupõe um tipo de ato que pode ser punido fora do ambiente escolar, inclusive, pelo Código Penal. Violência seria agressão física, assédio, bullying, ameaça, injúria, calúnia. É mais do que a mera indisciplina", diz Calbucci.