Cistos de epidídimo são condições benignas, que representam a principal causa de massas (tumores) nos epidídimos. Geralmente são assintomáticos e indolores. Sua causa de surgimento é incerta, mas pode estar relacionada a obstrução dos dutos de condução dos espermatozóides.
Geralmente o cisto de epidídimo não requer nenhum tratamento, porém, nos casos em que o desconforto é persistente ou grave, pode ser oferecido a retirada cirúrgica do cisto.
O espermatocele, também conhecido como cisto seminal ou cisto epidídimo, é uma pequena bolsa que se desenvolve no epidídimo, que é o local onde o canal que transporta o esperma se liga ao testículo.
Bom dia, o cisto simples no testiculo ou no epidídimo é muito comum, trata-se de uma condição benigna, que pode ocorrer em virtude de sequela de um trauma ou infecção local, ou ainda ser congênita (de nascença). Na maioria das vezes não requer tratamento, apenas conduta expectante.
O cisto na cabeça normalmente é um tumor benigno que pode ser preenchido por líquido, tecido, sangue ou ar e que geralmente surge durante a gestação, logo após o nascimento ou ao longo da vida e pode ocorrer tanto na pele quanto no cérebro.
Cisto no epidídimo Como tratar: O tratamento é necessário quando surgem sintomas, sendo iniciado com o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como Acetaminofeno ou Ibuprofeno. Porém, se não existir melhora após 2 semanas pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover o cisto.
Alguns remédios caseiros como o chá verde, o chá de gengibre ou o chá de quixaba podem auxiliar no tratamento do cisto no ovário, porque possuem substâncias com ação anti-inflamatória, antioxidante ou analgésica que ajudam a diminuir a dor e a inflamação no ovário ou a regular o ciclo menstrual.
A cirurgia para o cisto sebáceo é relativamente simples, sendo feita num consultório médico sob anestesia local. Geralmente, a cirurgia é indicada para cistos que medem mais de 1 centímetro de diâmetro ou que estejam infectados, como pode ocorrer quando se tenta espremer, por exemplo.
Os caroços nos testículos podem ocorrer em todas as fases da vida. Quando surgem, podem significar cistos, hidrocele (um acúmulo de fluídos) ou até mesmo o crescimento anormal de células no órgão, que pode representar um tumor no testículo.