A principal causa de excesso de cálcio no organismo é o hiperparatireoidismo, no qual as pequenas glândulas paratireoides, que se localizam por trás da tireoide, produzem em excesso um hormônio que regula a quantidade de cálcio no sangue.
Qual o nível de cálcio no sangue?
Na hipercalcemia, o nível de cálcio no sangue é muito elevado. A presença de níveis elevados de cálcio pode ser causada por um problema nas glândulas paratireoides ou na dieta, câncer ou distúrbios que afetam os ossos.
Como medir o cálcio no sangue?
A capacidade de medir o cálcio no sangue desde os anos 1960 tem melhorado a detecção. Hoje, a condição é diagnosticada em um estágio precoce, portanto, a maioria dos pacientes com hipercalcemia não tem sintomas. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Por que o cálcio circula no sangue?
O cálcio é um dos eletrólitos do organismo, que são minerais que carregam uma carga elétrica quando dissolvidos em líquidos corporais, como o sangue (porém, a maioria do cálcio do organismo não tem uma carga). Embora a maior parte do cálcio do corpo esteja armazenado nos ossos, algum cálcio circula no sangue.
Quais são os medicamentos que causam cálcio no sangue?
Alguns medicamentos, inclusive rifampina (um antibiótico), anticonvulsivantes (como fenitoína e fenobarbital), bifosfonatos (como alendronato, ibandronato, risedronato e ácido zoledrônico), calcitonina, cloroquina, corticosteroides e plicamicina Os níveis de cálcio no sangue podem estar moderadamente baixos sem causar nenhum sintoma.