O valor aumentado de albumina no sangue, também chamado de hiperalbuminemia, normalmente está relacionado à desidratação. Isso acontece porque na desidratação há diminuição da quantidade de água presente no organismo, o que altera a proporção de albumina e água, indicando maior concentração de albumina no sangue.
A albumina também pode estar presente na urina após exercícios físicos intensos, em infecções urinárias, na febre, desidratação e estresse, sendo denominada albuminúria situacional. Normalmente a albuminúria é assintomática, no entanto a presença de espuma na urina pode ser indicativo da presença de proteínas.
O tratamento utilizado para reduzir a perda de albumina é a toma de medicação de inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA) ou antagonistas dos recetores da angiotensina(ARA). Estes medicamentos podem não resolver a causa, mas ajudam a diminuir as perdas de albumina.
A albumina é a proteína mais presente no plasma, a parte líquida do sangue. Impede que a água saia dos vasos sanguíneos e transporta hormônios, vitaminas, medicamentos e outras substâncias. É produzida no fígado.
Por conseguinte, surgem os sintomas que caracterizam os eclampismo, que são: elevação da albuminúria (eliminação de albumina pela urina), dores de cabeça persistentes, aumento da pressão arterial, edemas, oligúria (diminuição da produção de urina), vertigens, zumbidos, sonolência, fadiga e êmese.
Assim, caso a microalbuminúria seja consequência da diabetes ou hipertensão, por exemplo, o médico pode recomendar o uso de medicamentos que ajudem a tratar essas condições, além de ser recomendado realizar a monitorização dos níveis de glicose e da pressão sanguínea regularmente.
Valores entre mg/g definem microalbuminúria. Fitas reagentes: Os valores de normalidade sao considerados quando a pesquisa, em fita reagente, resultar negativa.
A albumina é uma proteína produzida naturalmente pelo fígado humano, mas que também pode ser encontrado em alta quantidade no leite e na clara do ovo. Sua principal função é manter constante os níveis de líquido nos vasos sanguíneos.
O exame da albumina é feito com o objetivo de verificar o estado nutricional geral do paciente e identificar possíveis problemas renais ou hepáticos.