Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune. Por consequência, o organismo produz anticorpos que danificam a tireoide, diminuindo sua capacidade de produção dos hormônios.
A tireoide pode estar com o volume reduzido devido a uma doença congênita da tireoide denominada de hipoplasia da glândula tireoide. Outra causa para a diminuição do volume glandular é o uso prolongado do hormônio tireoidiano, frequentemente utilizado nos pacientes com hipotireoidismo.
Resumidamente quer dizer diminuição da função da tireoide, com redução dos hormônios tireoideanos, o que pode ser observado por aumento de peso inexplicado, falta de disposição/sono exagerado, queda de cabelos, entre outros.
7 sintomas de problemas na tireoide
A atrofia da tireóide pode causar hipotireoidismo e com isso ser necessário o uso do hormônio via oral em comprimidos. Porém, é preciso confirmar nos exames de sangue se está faltando hormônio.
Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
Nódulos grandes, acima de 3 a 4 cm, e aqueles localizados anteriormente à traqueia podem causar sintomas mesmo em tireoides com volume normal. O tamanho normal da tireoide varia de acordo com idade, sexo e peso do indivíduo. Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL.
Muitas pessoas descobrem por acaso que o volume (tamanho) da tireoide é diminuído, ou que nasceram sem metade da glândula. Se os níveis hormonais (TSH, T4 livre) estão normais, não é necessária qualquer conduta.
O tratamento Quando a produção da tireoide está baixa, a saída é fazer a reposição com uma versão sintética do hormônio T4. No organismo, ele é convertido em T3 para agir nas células.
Pode ter diversas causas, que incluem a falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos na tireoide, e pode provocar sintomas como sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão, tosse e, nos casos mais graves, até dificuldade para respirar.