Tempos Modernos, filme considerado uma obra prima de Charles Chaplin, retrata com propriedade a crença dominante no capitalismo monopolista vigente nos anos 1930, e que se solidificou após a Segunda Guerra Mundial, de que trabalhadores são peças de uma "engrenagem" cujo objetivo é a obtenção de lucros pela produção ...
Tempos Modernos é um filme que retrata a vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930, demonstrando os modos de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem. ... O filme é uma crítica ao sistema capitalista e ao modo de produção industrial.
O tema do filme é a vida numa sociedade capitalista moderna, industrial, e os males decorrentes da concentração da riqueza, por um lado, e das formas alienadas e alienantes do trabalho sob o fordismo, onde a máquina e os processos de produção dominam o operário e impõem-se a ele.
No filme, o vagabundo Carlitos, ironicamente, encontra-se na condição de operário. É ao auge do predomínio do padrão de acumulação taylorista-fordista, em que os trabalhadores tem suas habilidades substituídas por um trabalho rotineiro e alienado.
Faz uma crítica ferrenha ao capitalismo e a exploração da força de trabalho, destacando vários problemas sociais como: a fome, o desemprego, a falta de moradia e saneamento.
Tempos ModernosModern TimesLançamento5 de fevereiro de 1936Idiomamudo com intertítulos em inglêsOrçamentoUS$ 1,5 milhões
Charles Chaplin em seu clássico filme "Tempos Modernos" evidencia a relação do empregado frente às mudanças advindas da Revolução Industrial, no século XX, com a criação e expansão das máquinas, o elemento homem passa a ser o principal condutor desse meio de produção, criando valor para o capital.
O filme de Charles Chaplin Tempos Modernos retratou modo da produção capitalista e a reprodução burguesa as péssimas condições de trabalho dos operários, mostrando a extensa carga horária, a má remuneração salarial, o abuso de poder por parte dos burgueses, etc.
O tema ou ideia central de uma história é a mensagem que o escritor/roteirista/diretor deseja que o público entenda depois de assistir ao filme. É o coração do filme.
Logo de inicio foi um ponto positivo para as empresas, mas negativo para os operários que deveriam manusear aqueles tipos de maquinas, a qual era nova para todos. No começo as empresas estavam fabricando muito, e com isso as economias cresciam na mesma proporção.