A inequação é uma expressão algébrica que possui um sinal de desigualdade entre os seus termos. Exemplos: 2x – 5 > 4.
Resolução usando o gráfico da inequação 1º) Colocar todos os termos da inequação em um mesmo lado. 2º) Substituir o sinal da desigualdade pelo da igualdade. 3º) Resolver a equação, ou seja encontrar sua raiz. 4º) Fazer o estudo do sinal da equação, identificando os valores de x que representam a solução da inequação.
Desigualdade que só é satisfeita com certos valores de parâmetros indeterminados chamados incógnitas.
Inequação é uma sentença matemática que é o oposto da equação. Por isso, ela possui uma incógnita e representa uma desigualdade. Por isso, no lugar do "=", utilizamos os símbolos: >,
Equação é uma igualdade (=) envolvendo uma ou mais incógnitas. E inequação é uma sentença matemática expressa por uma desigualdade – através dos símbolos: ≠ (diferente de), (maior que) , ≤ (menor ou igual a), ≥ (maior ou igual a) -, relacionando uma ou mais variáveis.
Inequação é uma expressão matemática que possui a propriedade de expressar desigualdades, diferente da equação que expressa igualdade.
A melhor forma de realizar a intersecção entre duas soluções, é desenhando a representação geométrica de cada uma delas, uma embaixo da outra, e logo abaixo, outra reta real que representará a solução geral para o caso.
Para resolver a inequação modular, vamos dividir em dois casos. 1º caso: x +3 > 0, então | x+3| = x + 3. 2º caso: x + 3 – 8 ou x
Tem mais depois da publicidade ;) Na resolução da inequação quociente utilizamos os mesmos recursos da inequação produto, o que difere é que, ao calcularmos a função do denominador, precisamos adotar valores maiores ou menores que zero e nunca igual a zero.
Uma inequação do 1º grau é toda desigualdade que envolve expressões algébricas de modo que a incógnita esteja em primeiro grau, ou seja, elevado a 1.