A Lei nº 9.6 descreve o crime de "lavagem" ou ocultação de bens, muito conhecido como lavagem de dinheiro, que consiste no ato de ocultar ou dissimular a origem ilícita de bens ou valores que sejam frutos de crimes. ...
O artigo 1º da referida lei, define crimes de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores como sendo condutas caracterizadas por meio da ocultação, dissimulação da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade dos bens oriundos de crimes como tráfico de entorpecentes, ...
No Brasil, é considerado crime de lavagem de dinheiro aqueles que decorrem: a. Apenas do tráfico ilícito de entorpecentes. b. ... Após a Lei nº 12.683, de 2012, não existe mais uma lista de crimes antecedentes para que se caracterize a lavagem de dinheiro.
Os delitos de lavagem de dinheiro consumam-se já no momento em que o agente pratica uma ação que envolva "ocultar" ou "dissimular" a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade do bem, direito ou valor.
É o procedimento usado para disfarçar a origem de recursos ilegais. Quando alguém ganha dinheiro de forma ilícita – por exemplo, com crimes como tráfico de drogas, contrabando, seqüestro e corrupção – não pode simplesmente sair torrando a grana.
As formas utilizadas pelos criminosos para "lavar" o dinheiro obtido nas atividades ilícitas são conhecidas como "tipologias de lavagem de dinheiro".
O CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO Nas palavras de André Luís Callegari é a atividade de investir, ocultar, substituir ou transformar e restituir o dinheiro de origem sempre ilícita aos circuitos econômico-financeiros legais, incorporando-o a qualquer tipo de negócio como se fosse obtido de forma lícita.
Pena: reclusão de três a dez anos e multa. § 4º A pena será aumentada de um a dois terços, nos casos previstos nos incisos I a VI do caput deste artigo, se o crime for cometido de forma habitual ou por intermédio de organização criminosa.
Contrabando ou envio de grande quantidade de moeda para fora do país por meios não oficiais, como doleiros; Conversão de moeda em cheques administrativos; Conversão de moeda em ativos não financeiros; Depósitos em contas correntes em nome de "laranjas" ou "fantasmas" (Pessoas físicas ou jurídicas).
A lavagem de dinheiro acontece quando agentes criminosos procuram alterar a origem de um dinheiro conseguido de maneira ilícita. O que se tenta fazer é mascarar a origem do dinheiro de forma a que pareça ter sido de origem lícita. ... A origem deste termo se deu nos Estados Unidos com a expressão money laudering.