A gibosidade é, na verdade, uma rotação das vértebras e do gradil costal, no sentido posterior, para o lado da convexidade da curva. Na região torácica, a gibosidade é reproduzida pela rotação vertebral e das costelas posteriormente.
Essa gibosidade é uma alteração no formato da superfície do tronco de difícil correção, provavelmente resultante da deformidade da caixa torácica, quando na região torácica, sendo este um importante componente da escoliose que ainda não é bem entendido.
Os médicos que tratam e prescrevem os retrovirais em caso de gibosidade podem e devem reorientar o tratamento diminuindo ou alterando a prescrição dos medicamentos para minimizar o aumento das deformidades em pacientes que tem esta predisposição.
A radiografia é o exame mais utilizado para diagnosticar as deformidades da coluna ou tentar avaliar o padrão de normalidade de suas curvaturas12, sendo o método de Cobb o padrão utilizado para quantificar as medidas angulares13 e os métodos de Nash&Moe14 e Raimondi15 para medida de rotação vertebral16.
O Teste de Adams é um recurso muito útil no diagnóstico da Escoliose, podendo ser empregado facilmente na triagem de crianças e adolescentes. O avaliador solicita que a criança incline o tronco para frente com as mãos unidas, pés juntos e joelhos esticados.
vértebra coccígea, um pouco mais volumosa, se articula com o ápice do sacro através de um disco intervertebral rudimentar. No embrião, a coluna vertebral tem a forma de "C" com concavidade anterior e com o desenvolvimento a curvatura muda progressivamente.
A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de "C" ou "S", que pode causar problemas ao paciente.
Como corrigir a postura corporal
Como é feito o tratamento