A referência à dor no pretérito (ano passado eu morri) em contraposição a um presente de não-morte pode ser entendida, sim, como uma perspectiva de superação. ... Quando, no carnaval de 2018, cantava a música, só pensava: de fato, este ano Belchior não morre. Porque já estava morto. Porque não tinha mais vida para morrer.
O que havia sido escrito de forma irreverente, como uma piada absurda, foi transformado por Belchior em um lema de resistência. Na música, o cantor quer mostrar que não se rende à derrota. Mesmo que o passado tenha sido difícil, ele sabe que pode buscar transformar seu presente para que o futuro seja diferente.
Oficialmente, ele é creditado a Zé Limeira, um cantador e repentista analfabeto, nascido em Teixeira, na Paraíba, 135 anos atrás, conhecido em sua terra natal por produzir versos sem muito sentido, mas perfeitos na métrica poética.
last year {subst.}
Belchior morreu em 30 de abril de 2017, aos 70 anos, na cidade de Santa Cruz do Sul. O governo do Ceará emitiu uma nota de pesar. A causa da morte foi a ruptura de um aneurisma da aorta, a principal artéria do corpo humano.
Medeiros complementa, afirmando que "Sujeito de sorte" é uma música que, de certa forma, renova a fé de certos grupos em agir como um coletivo político ativo. "O Belchior expressava nas suas músicas o desejo de que a América Latina tivesse um protagonismo e um senso de solidariedade", disse o jornalista.
Belchior e a palavra até então não dita Em 1976, já morando no Rio de Janeiro, o compositor lançou o disco Alucinação álbum mais famoso da trajetória do cantor. Nele, Belchior fala sobre a frustração do jovem com a falta de mudanças políticas e da necessidade de afastamento de visões religiosas nas decisões diárias.
passado substantivo, masculino (plural: passados m)
yesterday {adv.}
30 de abril de 2017 Belchior/Data de falecimento