Sopas, caldos, cremes e ensopados podem ficar ainda mais incríveis com uma boa escolha de vinho.Se o prato principal for um caldo verde, por exemplo, você pode combinar com um Pinot Noir como o Ropiteau Frères Bourgogne Pinot Noir 2013, um tinto de paladar leve e com bom frescor, ou um branco, como o Bodegas Carrau ...
– Se a sopa estiver quente, mexa suavemente, mas sem soprar. – Quando não estiver a segurar a colher, deixe-a dentro do prato fundo, não sobre o sousplat ou sobre o prato raso (um dos dois deve estar sob o prato fundo). – É deselegante virar o prato de sopa para tomar o líquido até a última gota.
Preparar uma noite de sopas e caldos é muito mais do que apenas servir algumas receitas. Uma boa dica é servir em pratos fundos, com um prato raso por baixo. Assim, caso um "escape" um pouquinho do prato fundo ou colher, o prato de baixo evita sujeira. Caso prefira, pode substituir os pratos fundos por bowls.
Se você optar por uma sopa mais leve, que vá legumes e tenha um caldo branco, ou um caldo de carne leve, você pode ter um vinho tinto também leve, que acompanhe o peso do prato. Um bom Pinot Noir ou até mesmo um Merlot podem ser uma boa pedida. Outro vinho que pode ficar bem é um rosé.
Voltando aos vinhos fortificados, um Madeira Sercial ou Verdelho pode ser um belo acompanhamento para quem vai ficar apenas numa taça. Para os brancos tranquilos, Chardonnays frutados e sem madeira, Viognier modernos, ou alemães do tipo Spätlese com certa doçura, são belas pedidas.
Molhos ricos de sabor, seja em carnes ou massas, podem compor uma boa harmonização com os vinhos Chardonnay. No geral, podemos dizer que peixes carnudos e mariscos combinam bem com vinhos desta uva. A doçura da abóbora moranga, milhos e batatas doces contrastam bem com este tipo de vinho.
As sopas e caldos, como o popular missoshiru, também é costume fazer bastante barulho ao sugá-los, sendo que as tigelas dos caldos podem ser, "educadamente", levadas a boca para que não sobre nada dentro delas.
Algumas pessoas giram o garfo na colher, enquanto outras preferem utilizar apenas o garfo. Se for usar garfo e colher, segure a colher na mão esquerda e o garfo na direita. Enfie o garfo no macarrão até alcançar a colher do outro lado.
Como servir? A maneira mais econômica e prática é montar uma mesa com rechauds que mantenham as sopas e caldos aquecidos. A louça e os talheres podem ficar ao lado, para que a própria pessoa pegue uma tigelinha e se sirva. Lembre-se de ter alguém para repor a comida sempre.
Segundo a etiqueta a mesa, a mesa de sopas e caldos deve sempre ser posta de forma que o prato fundo seja acompanhado do prato raso. Assim, se ao servir ou comer cair um pouquinho, evita sujar a toalha ou jogo americano.