A homocisteína alta pode acontecer como consequência de uma alimentação rica em proteínas, principalmente da carne vermelha, já que esse alimentos é rico nesse aminoácido, o que pode provocar lesões nas paredes dos vasos sanguíneos, levando ao surgimento de doenças cardiovasculares.
Para redução da homocisteína é necessário adequar o aporte de vitaminas como ácido fólico, B 12, vitamina B 6 às necessidades diárias e quando não for possível obter através da alimentação deve-se fazer complementação por via oral ou intramuscular.
A quantidade de homocisteína no sangue também pode subir pelo uso de medicamentos como metotrexato, trimetropina, ciclosporina A e anticonvulsivantes.
10,7 µmol / L), enquanto os níveis plasmáticos de ácido fólico e vitamina B12 foram significativamente menores. Após oito semanas de suplementação com ácido fólico, os níveis de homocisteína foram reduzidos em 55,3% nos 22 pacientes com AI com hiper-homocisteinemia.
O médico pode pedir dosagem de homocisteína para verificar se o indivíduo apresenta deficiência de itamina B12 ou de ácido fólico. A concentração de homocisteína pode se elevar antes que os testes de B12 e ácido fólico tenham se alterado.
As informações atualmente disponíveis evidenciam que a suplementação combinada de folato, vitamina B12 e vitamina B6 pode ser utilizada no tratamento da hiper-homocisteinemia.
Vitaminas envolvidas Tanto a vitamina B6 como a vitamina B12 atuam como coenzimas no metabolismo da metionina e da homocisteína, razão pela qual uma relação estreita entre os níveis plasmáticos dessas vitaminas e os níveis de homocisteína é refletida.
9) A homocisteína tiolactona, um bioproduto altamente reativo da oxidação da homocisteína, combina-se com as lipoproteínas de baixa densidade formando agregados que são fagocitados pelos macrófagos da camada íntima e incorporados às células espumosas nas placas ateromatosas.
O médico hematologista pode ser o mais indicado numa investigação inicial, porém, dependendo da manifestação clínica, a consulta com o especialista daquele órgão ou sistema pode ser necessária (no caso de um infarto do coração, o cardiologista é indicado; no caso de um Acidente vascular cerebral, o neurologista).
A homocisteína é um aminoácido que contém enxofre e que normalmente está presente em quantidades muito pequenas no organismo. É um produto do metabolismo da metionina, que é um dos 11 aminoácidos "essenciais" – aqueles que devem ser consumidos na alimentação porque o organismo não é capaz de produzi-los.