* livre comércio entre os países-membros; * integração política entre os países; * livre circulação de pessoas entre os países-membros (algo que somente a UE faz atualmente); * adoção de uma moeda em comum: o euro.
A União Europeia, atualmente composta por 28 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra Fria. A União Europeia é o maior bloco econômico do mundo, conhecido pela livre circulação de bens, pessoas e mercadorias e pela adoção de uma moeda única: o euro.
Atualmente, a UE é constituída por 27 países. O Reino Unido saiu da União Europeia em 31 de janeiro de 2020.
O mundo contemporâneo atravessa enormes modificações econômicas, sociais, políticas e culturais. ... Ocorre um processo de universalização da cultura, dos produtos, das trocas, dos custos e do capital. O processo de internacionalização do comércio está administrado pela direção econômica neoliberal.
Para garantir o seu funcionamento a União Europeia é composta por várias instituições como: Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Conselho da União Europeia, Banco Central Europeu e Tribunal de Justiça da União Europeia.
Zona do Euro, nomeada oficialmente por Área do Euro, é um termo usado para designar os países que fazem parte da União Europeia e que adotaram o euro como única moeda.
O bloco Econômico da União Européia, apesar da prosperidade, enfrenta vários problemas, dentre eles a desigualdade econômica entre os países membros, desigualdade de infra-estrutura, além de outros problemas como os terroristas separatistas e partidos xenófobos que colocam em risco a democracia.
O primeiro passo para a criação do bloco foi dado em 1951, com apenas cinco países. Hoje, a União Europeia é considerada o mais desenvolvido dos blocos econômicos, por também ter parcerias político-sociais entre os países e uma moeda única.
Situação atual Em 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma medida protecionista, para proteger o mercado nacional e fortalecer a economia interna, anunciou um acordo bilateral com o México, pondo fim ao bloco econômico ao NAFTA.
A União Europeia definiu cinco objetivos ambiciosos em matéria de emprego, inovação, educação, inclusão social e clima/energia, que deverão ser alcançados até 2020.