No livro estão registradas as profecias sobre Judá, advertindo-lhe sobre a destruição que se aproxima se a nação não se arrepender. Jeremias clama à nação para que se volte a Deus. Ao mesmo tempo, Jeremias reconhece a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua idolatria e imoralidade impenitente.
O Senhor disse a Jeremias: "Antes que te formasse no ventre te conheci, (…) às nações te dei por profeta" (Jeremias 1:5). ... Um tema abordado no livro de Jeremias é que, assim como o Senhor cuidou de Seu povo quando eles passaram pela destruição, Ele também os reuniria, restauraria e fortaleceria (ver Jeremias 31:28).
Ensinava que a corrupção tem sua origem num coração ímpio (17:9), e que sem um novo coração, novas intenções e um novo espírito, o homem é incapaz de fazer o bem (13: 23). Tal mudança só poderia ser efetuada por um ato soberano e criador de Deus (24: 7; 31: 31-34).
Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade ( I Crônicas 29:29) e outros escritores.
O livro do Antigo Testamento, revela que antes de serem comumente chamados profetas, tais pessoas eram chamadas de videntes. É um nome sugestivo que descrevia a quem Deus revelava os acontecimentos futuros, por meios de sonhos, visões ou aparições de anjos.
Mais tarde, os israelitas do reino do norte construíram em Siló um templo para adoração de ídolos, que foi destruído pelos assírios. Por meio do profeta Jeremias, o Senhor disse que permitiria que o templo de Jerusalém fosse destruído, se o povo não se arrependesse.
Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. ... Jeremias profetizou que o povo de Judá sofreria nas mãos de uma nação hostil como punição por seus pecados.
Muitos historiadores da antiga tradição afirmam que Jeremias morreu apedrejado no Egito por alguns hebreus revoltosos na cidade de Daphne.
Em uma religião, profeta (do grego: πρoφήτης, prophétes ou profétés, feminino profetisa) é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras ...