Ouça em voz altaPausarA Rota da Seda passou por muitas alterações ao longo dos anos, estimulando o desenvolvimento de muitos impérios, como o Egito Antigo, a Mesopotâmia, Roma e Pérsia. Seu declínio aconteceu em 1720 com o colapso da Safávidas, o maior império iraniano a governar a Pérsia.
Ouça em voz altaPausarCriada para interligar o Oriente ao Ocidente — mais precisamente, a Ásia à Europa — a rota tinha como grande objetivo o estabelecimento de uma rede comercial entre os mercadores e de uma rede multi-cultural entre seus países membros. Nessa rede, a seda era o principal produto comercializado, daí o nome "Rota da Seda".
Ouça em voz altaPausarA via comercial terrestre que ligava a China ao Mar Mediterrâneo, conhecida como Rota da Seda, foi muito utilizada desde os primeiros séculos da nossa era até ao início da Idade Moderna. Tendo começado a exportar seda para a Índia por terra por volta de 600 a. C. e para o Próximo Oriente em 114 a.
Ouça em voz altaPausarA rota da seda existe essencialmente desde o século I a.C., seguindo os esforços da China em consolidar uma rota para o Ocidente e a Índia, sendo repleta de povoados na região da bacia do Tarim e de relações diplomáticas com as regiões dos Dayuan, Partas e Báctrios, mais ao oeste.
Ouça em voz altaPausarAntes que tal nome fosse escolhido, esse trajeto, com mais de sete mil quilômetros, já era há mais de dez mil anos utilizado por aventureiros, peregrinos comerciantes, clérigos, monarcas e soldados que cortavam esse extenso conjunto de estrada a pé ou no lombo de animais, partindo da porção síria do mar Mediterrâneo, ...
Ouça em voz altaPausarAlém da seda, camelos carregavam diversos produtos: papel (criação chinesa), chá e cerâmicas, que iam para o oeste, enquanto o vidro, diversas especiarias, produtos metalúrgicos e ervas, eram enviados para o oriente. A Rota da Seda foi fundamental para o crescimento econômico de diversas cidades no seu entorno.
Ouça em voz altaPausarResposta: As Rotas da Seda eram uma série de rotas interconectadas através do sul da Ásia e eram usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa. ... Os meios de transporte que rodeavam tais rotas eram as caravanas e embarcações oceânicas que faziam a ligação do Oriente e a Europa.
Ouça em voz altaPausarA Rota da Seda carrega esse nome porque o seu principal produto comercializado era justamente a seda. Durante séculos os chineses monopolizaram a forma de fazer esse tecido, e o vendiam por verdadeiras fortunas, principalmente para os ocidentais. Essa rota ligava os povos por vias terrestres, essencialmente.
Ouça em voz altaPausarAs rotas da seda tinham um tráfego intenso no século 3 a.C., mas bem antes disso –4.000, 4.500 anos atrás– os pastores nômades já possuíam uma rede própria de caminhos, que a princípio serviam para mover os rebanhos para áreas de melhores pastagens, mas acabaram criando as trilhas que os pioneiros mercadores passaram a ...
Ouça em voz altaPausarQuando o Império Bizantino caiu para os turcos em 1453 d.C., o Império Otomano fechou a Rota da Seda e cortou seus laços com o mundo ocidental.