Os hormônios tireoidianos são o T3, T4 e TSH que podem estar aumentados ou diminuídos causando os principais problemas da tireoide na gravidez como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Estes distúrbios podem ocasionar aborto espontâneo, parto prematuro ou influenciar no desenvolvimento do feto.
Os valores de referência de TSH na gestação são: 1º trimestre (0.1 a 2.5 mU/L); 2º trimestre (0.2 a 3 mU/L); 3º trimestre (0.3 a 3 mU/L). Em pacientes com TSH acima do valor normal para o trimestre, porém abaixo de 10 mU/L e com anti-TPO negativo, as evidências para recomendar o tratamento são fracas.
O TSH alto, na gravidez, ou em outras situações, reflete que o funcionamento da glândula tiróide pode não estar adequado (hipotireoidismo). O TSH, sigla para "hormônio estimulador da tireóide" é um hormônio fabricado por uma glândula que fica dentro do crânio, e que se chama hipófise.
Hipotireoidismo não tratado na gravidez pode acarretar retardo mental ao bebê O hipotireoidismo é a doença causada pela diminuição ou falta do hormônio da tireoide no organismo. Os hormônios T3 e T4 da tireoide agem em todos os órgãos do nosso corpo, fazendo-os trabalhar no mesmo ritmo.
Quando a glândula da tireoide não funciona corretamente pode trazer sérios problemas durante a gestação. Na gestante, pode contribuir para o aumento de sangramentos, abortos prematuros, além de hipertensão. Já com relação ao bebê, pode causar problemas mentais, déficit cognitivo e aparecimento de bócio.
Além de ter riscos para o bebê, a mulher com hipotireoidismo não identificado ou tratado tem maior risco de desenvolver anemia, placenta prévia, de ter hemorragia após o parto, parto prematuro e de ter pré-eclâmpsia, que é uma condição que tende a começar a partir das 20 semanas de gestação e causa pressão alta na mãe, ...
TSH Alto. O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo.
Valores normais de TSH: 0,4 to 4,5 mU/L. Valores normais de T4 livre: 0.7–1.8 ng/dl.
TSH alto significa que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes e pode indicar o hipotiroidismo.
TSH alto. Hipotireoidismo: Na maioria das vezes o TSH alto indica que a tireoide não está produzindo hormônio suficiente, e por isso a hipófise, tenta compensar isso aumentando os níveis de TSH no sangue para que a tireoide exerça sua função de forma adequada.