Quando você queima alguma parte do corpo, seu organismo percebe que algo está errado e começa a tratar a queimadura como se fosse um machucado. Tenta eliminar as partes perdidas e reconstruir novas. Mas quando essas novas vão sendo construídas, elas não são exatamente iguais às antigas, e formam-se cicatrizes.
Quando o UVB atinge a pele, os vasos sanguíneos se dilatam, formando o eritema, nome técnico para a vermelhidão. E, junto com a cara de pimenta, vem a ardência. Isso ocorre porque os raios UVB ativam uma substância presente no corpo chamada prostaglandina.
E ela acontece quando a exposição aos raios UV é maior que a capacidade de resistência da pele. É possível notar essa queimadura após um longo período de exposição ao sol, sem o uso de protetor solar. Segundo a dermatologista Miriam Sabino, a queimadura só fica aparente de duas a seis horas após sua ocorrência.
"As lesões superficiais ardem, porque irritam os nervos. Já as de 3º grau, por serem profundas, liqüidam as terminações nervosas, que disparariam a mensagem dolorosa ao cérebro. " Uma queimadura pode desencadear mudanças no organismo.
Por isso, preparamos esse artigo com tudo o que você NÃO deve fazer em caso de queimadura.
O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico.
A furocumarina, uma substância presente no sumo e na casca do limão, é responsável por esse fenômeno. Ela penetra a pele quando o indivíduo espreme o cítrico no preparo de sucos e caipirinhas ou sobre um petisco. O sol já queima naturalmente a epiderme desprotegida.
"É uma hora em que a pele precisa restaurar a hidratação. Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.
A vermelhidão acontece devido à vasodilatação e reação inflamatória, com a vinda de células de defesa, os leucócitos. O fato é que: se a radiação forte continuar a incidir na pele, a vermelhidão poderá evoluir para sensação de ardor e até microbolhas em algumas horas.