Os riscos são inúmeros: se a lesão for na córnea, a vítima pode desenvolver catarata, e se a retina for atingida, a visão pode ficar comprometida parcial ou completamente. Os traumatismos são agressões ao globo ocular causadas por perfurações, contusões, queimaduras ou contato com produtos químicos.
A forma mais indicada para tirar um cisco do olho é seguir os seguintes passos:
O médico poderá receitar o uso de uma pomada antibiótica para aplicar diretamente no olho ferido, além de um colírio e em alguns casos, pode ser preciso fazer um curativo que recobre todo o olho, porque o ato de piscar pode agravar os sintomas e piorar a lesão.
A poeira, poluição e fumaça, além de causarem alergias, deixam o globo ocular irritado. Mas não são somente elas, o uso de maquiagens, o contato com substâncias químicas, alguns cosméticos, o cloro da piscina, sabonetes e shampoos também irritam os olhos.
Não há perfuração do globo ocular, mas pode haver lesões, luxação, hemorragias internas, fratura da órbita e até mesmo deslocamento do olho, que exige uma cirurgia para voltar ao lugar. Estes traumas também podem levar à cegueira.
Após cirurgia, mulher que teve olhos perfurados confia em recuperação | Goiás | G1. Mara Rúbia passou pelo quarto procedimento nesta sexta-feira, em Goiânia. Médico diz que, com uso de óculos, ela pode recuperar até 90% da visão.
Uma das formas de retirar o corpo estranho dos olhos é lavar com soro fisiológico e ver se ele é removido. Pode ser de qualquer marca e, ainda assim, será melhor que água corrente, por causa do cloro e outras substâncias da água, por mais tratada que seja.
Usar um aplicador de ponta de algodão umedecido, com um movimento ondulante, para levantar delicadamente o corpo estranho superficial da superfície. Fazer um movimento delicado e circunscrito ao tocar a córnea com o aplicador de ponta de algodão umedecido para evitar lesar o epitélio.
O tratamento para o arranhão da córnea é simples e pode ser feito em casa com: uso de compressa gelada, colírios lubrificantes e proteção na região dos olhos", diz a oftalmologista.
Felizmente, as células superficiais do olho regeneram-se rapidamente. Mesmo as grandes abrasões da córnea tendem a sarar ao fim de um a três dias. Não se deve usar uma lente de contato durante cinco dias após a abrasão sarar.