Os hormônios tornam-se insuficientes, falta ovulação, diminui a fertilidade, as menstruações se tornam irregulares, depois escassas, vão cessando gradualmente e, finalmente, desaparecem completamente de forma irreversível. Este fenômeno é conhecido como menopausa e geralmente ocorre em uma idade média de 51 anos.
Diferentemente de vários dos seus órgãos, seus ovários não têm um tamanho estático; na verdade eles mudam bastante durante o seu ciclo e sua vida. O tamanho do centro de força da sua reprodução (que normalmente tem cerca de três a cinco centímetros de comprimento) varia enquanto ele solta um óvulo por mês.
Os ovários são geralmente pequenos e muito pouco palpáveis, mas às vezes são aumentados, normalmente quando a causa é uma doença imunitária. As mulheres também podem ter sinais e sintomas da doença causadora (p.
Ovários normais tem de 3 a 18 cm cúbicos. Durante a ovulação, por exemplo, o ovário que se prepara para liberar um óvulo, vai ficar um pouco maior que o outro.
Mulheres com FXPOI ainda podem engravidar em alguns casos porque seus ovários podem, ocasionalmente, liberar óvulos viáveis. Mulheres na menopausa não conseguem engravidar, porque seus ovários não produzem mais óvulos.
Após os 45 é esperado um declínio natural da função ovariana com o passar dos anos, o que é chamado de perimenopausa ou transição da menopausa. As mulheres não produzem novos óvulos após o nascimento. A reserva ovariana decresce com a idade e, para algumas, a fertilidade já começa a diminuir a partir dos 30 anos.
Ter um ovário maior que o outro é normal, pois os ovários dificilmente têm o mesmo tamanho e pequenas diferenças são muito comuns.
O fato do ovário não ter sido visualizado não significa que exista algum problema. É muito comum isso acontecer , pois às vezes em sua topografia pode existir alças intestinais, o que dificulta sua visualização. O importante é realizar exames de rotina.
Esse aumento, de aproximadamente meio grau, deve ser medido por um termômetro colocado sob a língua antes de se levantar da cama e logo no primeiro dia do ciclo menstrual. Durante esse monitoramento, quando o termômetro marcar uma temperatura mais elevada, é provável que a mulher esteja em seu período fértil.