Mãos e pés azulados: Pais se assustam porque os filhos estão roxos ao nascer, nos lábios, mãos e pés. Acalme-se. A criança está com acrocianose, ou seja, a reação exagerada dos vasos sanguíneos ao frio. É só aquecer o bebê que tudo passa.
A passagem de oxigênio da placenta para o bebê é menor do que a quantidade de oxigênio que respiramos em ar ambiente, por esse motivo, todo bebê nasce roxo, seja de parto normal ou cesárea.
Causa - a causa é a presença de líquido nos pulmões do recém-nascido. Na gestação, o pulmão do bebê fica cheio de líquidos. Próximo ao nascimento, começa a ocorrer a reabsorção do líquido, o que, no momento em que a criança nasce, deve ter-se completado.
A síndrome do desconforto respiratório neonatal, ou SDR neonatal, pode ocorrer se os pulmões não estiverem completamente desenvolvidos. Geralmente ocorre em bebês prematuros. Bebês com SDR neonatal têm dificuldade em respirar normalmente.
O sofrimento fetal é caracterizado pela falta de oxigênio para o feto. Se ocorrer de forma abrupta, ele é considerado agudo – os motivos vão desde dificuldade da passagem do sangue da placenta para o bebê até sangramento materno ou alterações no cordão umbilical.
Falta de oxigenação em momentos próximos ao parto é uma das principais causas de morte e lesão cerebral em recém-nascidos. Atualmente, estima-se que, no Brasil, nascem de 15 a 20 mil bebês por ano, ou seja, aproximadamente 2 bebês por hora com asfixia perinatal, que é a falta de oxigenação em momentos próximos ao parto ...
(Pulmão colapsado) Os pulmões podem colapsar, a respiração pode se tornar difícil e a pressão arterial pode cair. O diagnóstico é baseado na presença de problemas respiratórios, nos resultados de uma radiografia do tórax, e, geralmente, sobre a quantidade de oxigênio e dióxido de carbono no sangue do recém-nascido.