O hematoma ocorre quando há uma espécie de trauma na veia. O sangue vai para os tecidos em volta do vaso sanguíneo, causando inchaço e um aspecto roxo no local.
Não importa o quanto você se considera bom em uma punção venosa, mas estourar uma veia ainda pode acontecer. E quando isso acontece, o seu paciente não é o único que sentirá desconfortável, você provavelmente se sentirá angustiado neste momento.
Pressionar o local puncionado por três minutos após a retirada do dispositivo venoso. Evitar dobar o braço por alguns minutos. Não massagear o local da punção venosa. Durante a primeira hora não fazer esforço físico, carregar bolsa ou outros tipos de peso com o braço puncionado.
Na maioria dos casos, as veias estouram e o sangramento acontece quando coçamos as varizes e elas estão muito dilatadas, principalmente em situações em que a pessoa não usa meias de compressão, não faz exercícios para movimentar e fortalecer os membros inferiores e melhorar o fluxo sanguíneo.
Se um vaso sanguíneo se romper ou for cortado, há um vazamento de sangue que causa uma hemorragia. O sangue pode sair para fora do corpo (hemorragia externa) ou pode fluir para os espaços em volta dos órgãos ou diretamente para o interior deles (hemorragia interna).
Em alguns casos ocorre um extravasamento de sangue para fora da veia e o local fica roxo, ou seja, um pequeno hematoma. Isto pode ocorrer com pessoas que tem veias muito profundas ou que estão em uso de alguns tipos de medicamentos (principalmente anticoagulantes).
A maneira mais simples de se estancar uma hemorragia é com uma leve compressão na zona sangrante. Quando ocorre uma hemorragia muito volumosa, a utilização de um lenço (bem um limpo) ou de um guardanapo (também bastante limpo), pode permitir uma compressão uniforme, não exagerada, que interrompa o fluxo do sangramento.
O Fato de ter rompido uma veia na sua perna não significa que tem risco aumentado de Trombose Venosa profunda. Apenas risco aumentado de flebite nas veias da perna, pois as veias devem ser calorosas. O ideal é tratar com Cirurgia tradicional ou tratamento com espuma.
Sintomas
Quando um vaso sanguíneo se rompe acontece um sangramento. Neste caso as plaquetas tentam trabalhar para que ocorra a coagulação do sangue, com objetivo de estancar o sangramento e fechar o rompimento.