Isso pode ocorrer várias vezes durante a noite. Quando isso acontece, a oxigenação do sangue diminui e o coração precisa acelerar para que a pessoa acorde para recuperar o ar. Por esse motivo a pessoa acorda imediatamente, como se tivesse se afogando ou tomando um susto.
Está relacionada mais frequentemente a insuficiência cardíaca (popularmente conhecida por coração grande e fraco) porém pode ser encontrada em outras doenças pulmonares principalmente se tabagista e na Síndrome de Apneia do Sono.
Apneia do sono causa pesadelos A apneia do sono pode ser a culpada de tantos pesadelos. Durante os eventos respiratórios causados pelo distúrbio, o nível de oxigênio fica abaixo do necessário, o cérebro sente essa queda na oxigenação e percebe que pode ser uma ameaça para o organismo.
A falta de ar durante o sono é bastante incômoda e deve ser levada a sério. Problemas cardíacos, pulmonares, infecções e apneia do sono são alguns fatores que provocam o distúrbio.
Para alimentos, o ideal é esperar 2 horas para a digestão. Isso é o suficiente para evitar o mal estar causado pelo refluxo, e, consequentemente, o engasgo. Uma técnica indicada, também, é deitar do lado esquerdo do corpo. Essa é uma maneira de canalizar o ácido gástrico de forma que ele não "vaze" para o esôfago.
Ocorre nos pacientes com insuficiencia cardiaca, quando durante a noite o decubito proporciona a absorção do inchaço (edema) nas pernas, aumentando o volume sanguineo levando a sensação de falta de ar pelo fato do coração insuficirnte não conseguir administrar adequadamente este subito aumento da volemia.
A apneia do sono, o Síndrome da Apenia Obstrutiva do Sono (SAOS), é uma doença crônica, evolutiva caracterizado pela obstrução parcial ou total das vias, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme.
A Paralisia do Sono: quando seus pesadelos se tornam "realidade". Você está dormindo em sua cama… de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer… "o que está acontecendo?" você pensa, enquanto olha para seu corpo, imóvel na escuridão do seu quarto. Enquanto isso acontece, você nota algo diferente.
Quando se tem um pesadelo, as sensações do sono profundo podem alcançar a realidade: é comum acordar suado, com a boca seca e até com o coração acelerado. Isso não chega a ser uma novidade. O que pouca gente imagina é que esse tipo de sonho pode resultar num ataque cardíaco.
Neste caso, pode aliviar a respiração utilizando mais almofadas para se sustentar. Se isto ocorrer constantemente, ou caso precise de usar mais almofadas, poderá indicar o agravamento da insuficiência cardíaca. Acordar devido à falta de ar é grave. Deverá consultar o seu médico ou enfermeiro.