A Evaporação consiste em um fenômeno em que átomos de substâncias em estado líquido obtêm energia suficiente para passar para o estado gasoso. O movimento provocado pela temperatura das moléculas deve ser suficiente para vencer a tensão superficial das substâncias e atingir o processo de evaporação.
Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. ... Quando há uma grande umidade no ar, a pressão atmosférica se torna uma força que impede a evaporação da água.
verbo transitivo Provocar a evaporação de; reduzir um líquido ao estado de vapor: evaporar a água contida em um vaso. verbo intransitivo e pronominal [Figurado] Desaparecer, dissipar-se: evaporaram(-se) minhas vãs esperanças.
As moléculas com mais energia cinética conseguem escapar para o meio externo pelo fato de possuírem maior energia cinética do que outras moléculas. Quando essas moléculas escapam do líquido elas produzem uma vaporização superficial denominada evaporação.
A água é uma substância pura que apresenta ponto de ebulição em 100º C, ao nível do mar (1 atm ou 760 mmHg). Deste modo, a sua temperatura não irá ultrapassar os 100º C na forma líquida e permanecerá constante até ser transformada em vapor.
José Maurício, professor de Física de uma escola do Rio de Janeiro, explica que, na verdade, a água evapora mesmo a temperaturas menores. ... A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. "Essa transformação acontece no interior do líquido", explica o professor. Trata-se da vaporização.
A evaporação dá-se quando as partículas de uma determinada substância passam do estado líquido ao estado gasoso. Para que isso aconteça é necessária energia: no caso da água, quando mais depressa a aquecermos, mais depressa ela evapora. Este processo está ligado à criação de nuvens, chuva e neve.