Fase luminosa ou fotoquímica Nessa fase, que ocorre nos tilacoides dos cloroplastos, acontece a captação de energia luminosa, e esta é utilizada na produção de moléculas de ATP e na redução de moléculas de NADP+.
A fotossíntese ocorre em duas grandes etapas, que envolvem várias reações químicas: a primeira é a fase clara (também chamada de fotoquímica) e a segunda é a fase escura (também conhecida como fase química). A fase escura da fotossíntese não precisa ocorrer no escuro.
Nas células, a fotossíntese ocorre em organelas chamadas de cloroplastos, a qual contém pigmentos responsáveis pela absorção da energia luminosa. ... O centro de reação é o local onde a energia luminosa vai ser convertida em energia química.
A fotólise da água é catalisada pelo complexo de evolução da água, havendo transferência de quatro elétrons. Os prótons liberados no lúmen dos tilacóides contribuem para a geração de um gradiente de prótons para que possa haver geração de ATP.
A fotólise da água ocorre no fotossistema II, mediante ação de uma enzima, e apresenta como produto final do processo: dois elétrons, dois íons hidrogênio e um átomo de oxigênio. Os H+ são lançados no interior do espaço do tilacoide, do qual serão removidos em reações posteriores.
a) Ao final da fase fotoquímica da fotossíntese vegetal, têm-se como produtos NADPH, ATP e gás oxigênio (O2). b) A energia armazenada ao final da fase fotoquímica na forma de ATP e NADPH é utilizada principalmente para a síntese de carboidratos a partir de CO2 durante a etapa química da fotossíntese.
A fotossíntese pode ser dividida em duas partes, a fase clara e a fase escura. A fase clara ocorre a presença de luz, e é nela que são produzidas substâncias que serão utilizadas na fase de escuro. ... O oxigênio que é liberado na fotossíntese é proveniente da água, e não do CO2, como os cientistas acreditavam.
(Mackenzie) O processo de fotossíntese é considerado em duas etapas: a fotoquímica ou fase de claro e a química ou fase de escuro. Na primeira fase NÃO ocorre: ... A redução do dióxido de carbono ocorre na fase química por meio do ciclo de Calvin.