A anáfase consiste na separação dos centrômeros, separando duas cromátides de cada cromossomo sendo, assim, denominados cromossomos-irmãos. Estes vão para os pólos opostos da célula, com a ajuda das fibras do fuso, uma vez que seus microtúbulos se encurtam.
A anáfase ou anafase é uma fase da mitose que sucede a metafase e antecede a telófase, durante a qual os cromatídeos que constituíam os cromossomos e se encontravam alinhados na placa equatorial, se separam devido à divisão do centrómero e migram para os polos do fuso acromático (metacinese).
Na anáfase I ocorre a separação dos cromossomos homólogos e na anáfase II ocorre a separação das cromátides irmãs.
A anáfase A tem por característica o encurtamento dos fusos ligados aos cinetócoros, levando, assim, à separação das cromátides irmãs. A anáfase B, por sua vez, tem a participação dos fusos polares, que são fusos oriundos dos pólos opostos, mas que não estão ligados a nenhum cinetócoro.
A telófase é a última fase da mitose, onde ocorre descondensação dos cromossomos, reorganização do nucléolo e reconstituição das organelas celulares. Com a descondensação, os cromossomos retomam sua atividade de produzir RNA.
Telófase I – na etapa final da meiose I acontece uma série de eventos: os cromossomos se descondensam; a carioteca e o nucléolo reaparecem, o citoplasma se divide por meio de um processo chamado de citocinese. Por fim, são geradas novas células haploides.
Resposta: Na anáfase I, cada cromossomo homólogo é puxado para os polos da célula. Essa anáfase diferencia-se da anáfase da mitose, pois não ocorre o rompimento dos centrômeros, ocorrendo a migração de cromossomos inteiros.
Anáfase II – os centrômeros se duplicam e liberam as cromátides, que passam a se chamar cromossomos-filhos e são puxados pelas fibras do fuso para os polos opostos.
Anáfase I: os cromossomos se separam, sem romper as cromátides: cada um começa a migrar para um pólo. Após este evento, há um intervalo, denominado intercinese. Na segunda divisão (meiose II), as duas células-filhas resultantes seguem etapas que ocorrem tais como na mitose e, inclusive, possuem os mesmos nomes.